Mais de 150 municípios entram em estado de emergência e Governo do Estado está atento

Governo criou Comitê para pensar e desenvolver ações de combate à seca

Preocupado com a situação dos 158 municípios quem vem sofrendo com a seca, o governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, decretou estado de amergência para algumas regiões. As mudanças climáticas provocaram escassez de água em algumas localidades e como os municípios não estavam preparados para enfrentar um período de estiagem prolongado, estão sofrendo com a seca.

Um Comitê Estadual para Ações Emergenciais de Combate aos Efeitos da Seca, foi criado há dois dias e deverá acompanhar e atender as demandas referentes a esse assunto em todo o Estado.

Com o objetivo de oferecer assistencia à essas populações, o Governo Estadual criou o Comitê, que será responsável por acompanhar e desenvolver ações de enfrentamento à seca no Estado. O órgão deverá articular medidas conjuntas entre governos municipal, estadual e federal, bem como vistoriar e planejar obras que ajudem a solucionar ou amenizar a situação de emergência das regiões atingidas.

O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Zé Neto (PT), se reuniu com vice-líderes da bancada da Maioria, na última quarta-feira (21) para discutir, dentre outros assuntos, a situação das cidades assoladas pela seca na Bahia.

“Estamos vivendo uma das piores crises dos últimos tempos ao mesmo tempo que tivemos uma drástica redução dos recursos fiscais por parte do governo Dilma, necessária para fortalecer as contas do país. Mas não podemos medir esforços e buscaremos com toda energia saída de recursos que possam amenizar a situação que assola os municípios baianos”, afirmou Zé Neto.

Em Feira de Santana, por exemplo, o governo através da Empresa Baiana de Água de Sanemanto S.A. (Embasa) vai fazer um investimento de R$ 121 milhões para ampliar o abastecimento de água e realizar obras de saneamento na cidade e regiões adjacentes.

Dentre os municípios que ainda sofrem com a falta d'água estão: Feira de Santana, Andaraí, Capela do Alto Alegre, Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Ibitiara, João Dourado, Macajuba, Nova Fátima, Nova Redenção, Rafel Jambeiro, Santa Bárbara, Santo Estevão, Serrinha, Tanquinho e Tucano.

Veja a publicação do D.O. na íntegra clicando aqui.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323