Polícia Federal aponta instalação de posto avançado em Feira de Santana

Feira de Santana terá um posto avançado da Polícia Federal, é o que afirmam os deputados estaduais Zé Neto e Fernando Torres, presidentes da Comissão de Constituição e Justiça e Direitos Humanos e Segurança Pública, respectivamente. Os parlamentares participaram, na tarde da última segunda-feira, 19 de maio, de reunião com o superintendente regional da Polícia Federal, Élbio Dias Leite, na sede da PF, em Salvador.

Esta reunião foi desencadeada após a ida dos deputados à Brasília, no dia 10 de abril, onde solicitaram ao Diretor de Administração e Logística, Joaquim Mesquita, a instalação de uma delegacia da Polícia Federal no município de Feira de Santana. Naquela oportunidade, Joaquim reconheeu a necessidade e garantiu que analisaria o pleito, inclusive, encaminhando a solicitação para a avaliação também da Superintendência na Bahia.

De acordo com Élbio, Feira de Santana é uma região estratégica para a PF, porém, existem entraves de natureza técnica e burocrática que impedem a instalação imediata de uma delegacia. “Desde já existe uma pré-disposição da polícia em atuar e criar uma delegacia em Feira de Santana, estamos empenhados para isso, mas caso isso não seja possível a curto prazo, vamos tentar levar um posto avançado”, explica.

Os entraves aos quais Élbio se refere são os seguintes: previsão orçamentária e, para isso, é necessário o apoio do Congresso Nacional, o número de policiais, onde a PF precisa abrir vagas destinadas à Bahia nos próximos concursos e a autorização da Polícia Federal nacional para designar uma chefia.

É um processo que depende dos poderes Executivo, Legislativo e da administração da Polícia Federal. Este é o primeiro passo, possivelmente até fevereiro de 2009 poderemos ter a delegacia instalada na cidade”, comenta.

MOTIVO

Os deputados estaduais Zé Neto e Fernando Torres explicam que dentre os motivos relativos à solicitação, Feira de Santana possui cerca de 700 mil habitantes, é o maior entroncamento do Norte e Nordeste, sendo responsável por cerca de 74 por cento das cargas que trafegam pelo Brasil. Além disso, há o aumento de assassinatos na cidade, sendo que 72 por cento deles estão relacionados ao uso ou tráfico de drogas.

Já passamos da hora de termos uma delegacia da Polícia Federal em Feira de Santana. Agora essa necessidade é urgente em face dos altos índices de violência relacionados a situações que competem à PF investigar e combater. É preciso instalar, pelo menos, de forma imediata, um posto avançado e com o apoio do governo estadual e dos próprios mecanismos administrativos da polícia, vamos buscar a instalação de uma moderna, ampla e eficiente delegacia que faça frente não apenas ao combate da criminalidade no município, mas em toda a região”, destaca Zé Neto.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323