Governo do Estado entrega 50 tanques de refrigerao e homogeneizao para cooperativas de leite da Bahia

 Além dessa remessa, o Vida Melhor - Rural irá distribuir mais 100 tanques

50 tanques de resfriamento e homogeneização de leite foram entregues para cooperativas da cadeia produtiva do leite da Bahia, em solenidade realizada no pátio do Derba nesta terça-feira (10), com a presença do Governador Wagner e do Ministro Pepe Vargas.  Além dos equipamentos, o Governo da Bahia em parceria com o Sebrae vai oferecer assistência técnica e crédito bancário, através do Programa Vida Melhor – Rural, com o objetivo de triplicar a produção de leite no estado.

O governador Jaques Wagner destacou que no atual governo a produção de leite no estado cresceu. “Passamos da produção de 900 milhões/litros para 1,3 bilhão/litros, e isso tudo em apenas três anos, o que muito me orgulha, pois faz com que a renda da população que vive dessa cadeia melhore”, avalia o governador. 

De acordo com Wilson Vasconcelos, superintendente de Agricultura Familiar da Bahia, o leite é um dos principais produtos da cadeia produtiva no estado da Bahia, envolvendo quase 120 mil famílias. No entanto, o estado ainda importa o produto porque não consegue suprir o déficit de 400 milhões de litros/ano.  “A Bahia tem o 3º maior rebanho de vacas em lactação do Brasil e precisa ser autossuficiente em produção”, disse.

Dez cooperativas que fazem parte da Cooperativa Central de Alimentos da Agricultura Familiar (COCAAF) foram beneficiadas. Wilson Vasconcelos informou que além dessa remessa entregue hoje, o Vida Melhor - Rural irá distribuir mais 100 tanques. “Esses 150 tanques inicias custaram por volta de três milhões de reais”, afirmou. 

As medidas anunciadas têm o objetivo de superar esse déficit. Segundo Wilson Dias, a melhoria no manejo e investimentos em competências técnicas realizadas pelo Estado podem triplicar a produção do leite. “O governo está distribuindo os tanques de resfriamento, ofertando assistência técnica, alavancando o crédito nos bancos, ajudando as cooperativas a construírem os laticínios e as unidades de beneficiamento. Queremos com isso que a renda média e a produtividade do agricultor tripliquem em relação à atual”, disse.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323