Empreendedoras da Agricultura Familiar fazem balano da 1 Feira das Mulheres de Vila Feliz

Presentes ao encontro, Zé Neto e Eliana Boaventura garantiram melhorias para a próxima edição e anunciaram medidas para alguns problemas pontuais da localidade

As participantes da 1ª Feira das Mulheres da Agricultura Familiar e Economia Solidária da comunidade de Vila Feliz, no distrito de Tiquaruçu, em Feira de Santana, reuniram-se neste sábado (14) para fazer uma avaliação do evento que em 2013 virá com mais força. Presentes no encontro, o deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa, Zé Neto e a sub-secretária de Desenvolvimento e Integração Regional, Eliana Boaventura ouviram as demandas das mulheres, garantiram melhorias para a próxima edição e anunciaram outras medidas para alguns problemas pontuais da localidade.

A Feira, que aconteceu entre os dias 09 e 11 de março, foi uma iniciativa da Associação Comunitária Rural de Vila Feliz e possibilitou a exposição dos produtos regionais de 50 empreendedoras. “Essa Feira foi benção pura e se vocês puderem contribuir para que ela possa continuar todo ano a gente vai ficar muito feliz”, disse Viviane Santana, empreendedora que participou da feira. Viviane solicitou a ajuda de Zé Neto e afirmou que na comunidade escola, transporte e sistema de abastecimento de água são precários.

No entanto, os problemas com a falta de água serão brevemente sanados. Através de parceria firmada com a Embasa em 15 de março deste ano, a Bacia do Pojuca, da qual faz parte o distrito de Tiquaruçu, será beneficiada com a universalização do serviço de abastecimento água. Reservatórios e outras ações serão iniciadas.  “Esse reservatório da região norte [que será construído entre as imediações do bairro Cidade Nova e UEFS] vai fazer a diferença no fornecimento de água. Vamos conseguir lugar para construir três poços,  e mesmo que a água seja salinizada faremos a dessalinização porque já temos investimento para isso”, garantiu Zé Neto.

Eliana Boaventura tratou de questões referentes aos produtos da agricultura familiar. “Queremos trazer para aqui uma cozinha multiuso para que vocês possam fazer beiju, biscoitos, sequilhos, doces. Vocês já têm uma cooperativa e podem fazer o trabalho de forma coletiva, com mais profissionalismo para poder expandir e vender os produtos para a EBAL [Empresa Baiana de Alimentos]”. Ela também garantiu a recuperação de aguadas. “Vamos fazer a limpeza das aguadas para que no momento da chuva tudo possa correr bem”.  

Sobre as ações para a próxima Feira das Mulheres da Agricultura Familiar e Economia Solidária, Zé Neto categorizou. “Vamos criar um programa produtivo elencando o que se tem nessas feiras ao que está sendo produzido nos distritos. Faremos duas feiras em cada distrito de forma que comecem na quinta-feira e sigam até o domingo para atrair a produção, além de fazer um resgate cultural. Vamos fazer a nossa feira com mais tempo, mais organizada para dar mais brilho para vocês e fazer disso uma referência”.  

Ao final da reunião, Zé Neto e Eliana Boaventura foram presenteados com o artesanato feito pelas mulheres de Vila Feliz.

 Confira as fotos aqui

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323