Feira de Santana: Governo do Estado trabalha por uma Micareta de paz

Reforço ao policiamento e à saúde, ações de prevenção a acidentes e agressão contra as pessoas, incentivo cultural e transmissão televisiva são alguns dos incentivos do Estado

Para fazer uma festa cada vez melhor, o Governo do Estado está apoiando, mais uma vez, a Micareta de Feira de Santana – que começou nesta quinta-feira (18) e segue até domingo (22).

Cerca de R$ 300 mil reais de investimento; reforço no policiamento, com o efetivo de sete mil homens; reforço na saúde; transmissão ao vivo pela TVE Bahia e incentivo cultural através do Programa Ouro Negro - democratizando o acesso dos blocos afro, de afoxés, índio, samba, reggae e percussão aos recursos do Governo do Estado - são apenas algumas das participações do Estado na maior Micareta da Bahia.

“Estamos repetindo o nosso esforço em relação ao patrocínio. Em virtude do período de seca que nosso estado vem enfrentando, a Embasa não irá patrocinar a festa, já que nossa prioridade, neste momento, é minimizar os efeitos dessa severa seca, considerada a pior dos últimos 40 anos. Apesar disso, o nosso compromisso está sendo mantido através do patrocínio da Bahia Gás. Em termos de valores, ele será o mesmo. Algo em torno de 320 mil reais”, afirma o líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Zé Neto (PT).

Na opinião de Zé Neto os investimentos do Estado na Micareta de Feira são importantes por ser um momento que, além de levar alegria e diversão ao nosso povo, sem nenhuma dúvida, tem implicação direta na economia, na cultura e na estima de boa parte da cidade. “Desejo que, com todo esse apoio do Estado, a Micareta de Feira seja de muita paz e amor e que todos se divirtam com responsabilidade”, indica o deputado.

Confira algumas das ações do Governo do Estado em apoio à Micareta de Feira 2012:

Policiamento - O esquema de policiamento para esta edição da festa, com um circuito de quatro quilômetros na Avenida Presidente Dutra, começou oficialmente às 8h desta quinta-feira (19) e prosseguirá até as 8h de segunda-feira (23).

Para garantir tranquilidade ao folião, um planejamento especial de segurança com mais de sete mil Policiais Militares foi montado. Assim, através da Operação Folia em Paz, policiais e bombeiros militares farão patrulhas nos quatro dias de festa.

O retorno para a casa também está garantido. Mais de 400 Policiais Militares atuarão em 39 barreiras, realizando ações de radiopatrulhamento. Além do efetivo ordinário, haverá apoio das unidades especializadas da PM como a Rondesp, Companhias Independentes de Policiamento Especializado (CIPE's), Esquadrão de Polícia Montada e Esquadrão de Motociclistas Águia.

Sem contar os quarenta postos elevados de observação e câmeras de monitoramento que foram instalados em pontos estratégicos em todo o circuito, a instalação de seis postos policiais integrados (PPIs), que permitirão o registro de qualquer tipo de ocorrência, as guarnições da Companhia Especial Tático Ostensiva (Ceto) ainda irão prevenir atos de vandalismo no entorno da festa, estações de transbordo e grandes corredores de tráfego.

Duas centrais de flagrante, uma unidade da Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI), uma Delegacia Especial de Área (DEA) e a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) estarão em funcionamento. Equipes do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP) e da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), também irão reforçar o policiamento da Micareta de Feira 2012.

Prevenção de acidentes - O Corpo de Bombeiros já realizou vistorias técnicas das instalações elétricas das barracas de rua que comercializam alimentos e também nos estabelecimentos que utilizam gás de cozinha, além de vistoriar os trios elétricos, palanques, camarotes, hotéis, bares e restaurantes. Ao todo, 356 bombeiros irão atuar na Micareta de Feira de Santana, realizando ações de prevenção e combate a incêndios, atendimento pré-hospitalar, busca e salvamento e operações de defesa civil, com equipes distribuídas nas ruas e nos dez postos elevados de observação.

Unidades da Fundac em Feira em esquema de plantão - Durante o período da Micareta de Feira, as unidades da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) - Case Zilda Arns e Case Juiz Melo Matos -, localizadas na cidade, funcionarão em esquema de plantão. A operação especial da festa é semelhante ao Plano Operacional de Segurança aplicado durante o Carnaval de Salvador. Ele reúne ações conjuntas de segurança, lazer, cultura, além do funcionamento dos setores administrativos e técnicos.

Incentivo à cultura - Este ano, o Programa Ouro Negro está participando das festividades feirenses pela terceira vez. Através do programa - mantido pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult) - 21 entidades carnavalescas tradicionais da região estão recebendo apoio do governo, 50% a mais do que no ano anterior,  democratizando o acesso dos blocos afro, de afoxés, índio, samba, reggae e percussão aos recursos do Governo do Estado.

Os blocos selecionados receberão o valor de R$ 10 mil cada, para aquisição e contratação de material, insumos e serviços necessários à composição da proposta estética e cultural. 

Transmissão ao vivo pela TVE Bahia - A cobertura pela TVE Bahia segue até domingo (22), em diferentes horários: de quinta a sábado, das 23h às 2h, e no domingo, das 18h às 20h. Os telejornais da emissora – TVE Revista, às 12h18, e TVE Notícias, às 19h03 – também exibem reportagens ao longo da semana, com todos os detalhes da festa.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323