A meta é chegar 7.000 atendimentos oftalmológicos gratuitos até o próximo dia 24
O programa Saúde em Movimento, do Governo do Estado, está sendo realizado na Maternidade Maria Teodora Leal, em Conceição da Feira, desde o último dia 16. A ação recebeu nesta sexta-feira (20) o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, e o deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa, Zé Neto. O objetivo do programa na cidade é realizar procedimentos oftalmológicos totalmente gratuitos à população. A ação segue até o dia 24 deste mês.
Até agora, mais de 2.500 moradores de Conceição da Feira já foram atendidos desde o dia 16. A maioria dos que procuram os serviços do programa tem catarata, doença que é a principal causa da cegueira. A cura da doença é possível através de procedimento cirúrgico, que também faz parte do Saúde em Movimento.
Só em Conceição da Feira, mais de 500 pessoas já fizeram o procedimento desde o primeiro dia da ação. A meta é chegar 7.000 atendimentos. A prioridade é para os idosos acima de 60 anos e alunos do programa Todos pela Alfabetização (Topa).
Moradores de municípios como Cruz das Almas, Sapeaçu, Maragogipe, São Félix, Cachoeira, Cabaceiras do Paraguaçu, Governador Mangabeira e Muritiba também buscaram atendimento do Saúde em Movimento em Conceição da Feira.
Para o deputado Zé Neto, o Saúde em Movimento está cumprindo seu papel em descentralizar o acesso a esse tipo de procedimento. “Que coisa mais linda é ver o objetivo do programa se cumprindo, pessoas voltando a enxergar. É um programa maravilhoso que tem buscado descentralizar o acesso a essas cirurgias, fazendo com que todos, capital e interior, possam ser beneficiados,” destacou.
Maternidade Maria Teodora Leal passará a ser hospital
O secretário de Saúde Jorge Solla aproveitou para anunciar que a Maternidade Maria Teodora Leal em breve passará a ser um hospital de pequeno porte. “Estamos conversando com o prefeito Val e nossa ideia é ampliar e reforçar a unidade para que se torne um hospital de pequeno porte, mantendo sua vocação principal, a maternidade, mas também atendendo a outras especialidades,” contou.
Programa em Feira contará com atendimento a problemas de ouvido, nariz e garganta
Segundo o deputado Zé Neto, o programa atenderá, em Feira de Santana, também os pacientes com doenças do ouvido, do nariz e seios paranasais, faringe e laringe. “Estou conversando com Solla em relação à Feira e vamos levar o Saúde em Movimento com atendimento também na especialidade da otorrinolaringologia,” anunciou.
Saúde em Movimento
O programa Saúde em Movimento foi criado em 2009 e é formado por uma equipe altamente capacitada de médicos, enfermeiros e assistentes. Até hoje, cerca de 350 municípios da Bahia já foram beneficiados. Os pacientes que passam por cirurgia recebem óculos e colírio para o pós-operatório.
O secretário Jorge Solla pontuou que o programa é o maior do Brasil na especialidade de oftalmologia. De acordo com Solla, o governador Jaques Wagner é o grande entusiasta da ação que já realizou, até hoje, mais de 500 mil procedimentos realizados entre consultas, exames e cirurgias, este último, ultrapassando o marco de 70 mil.
“Temos buscado atender todos os municípios baianos e aqui em Conceição o resultado foi muito bom, graças à parceria com a prefeitura municipal e à dedicação do prefeito Val de Maninho (Edvaldo Souza), que montou uma excelente estrutura,” disse.
Confira as fotos aqui.