O deputado estadual Zé Neto intermediou a reunião entre a CCLB e o secretário da Indústria, Comércio e Mineração.
Os representantes da Cooperativa Central de Laticínios da Bahia (CCLB) foram recebidos na tarde da última quinta-feira, 28 de maio, pelo secretário da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia, Rafael Amoedo, para discutir a cadeia produtiva do leite e derivados em cada região representada pela CCLB. Estiveram presentes representantes da Cooperativa Agropecuária da Chapada Diamantina (Coopechad), da Cooperativa de Produtores de Leite de Alagoinhas (Comproleite), da Cooperativa Mista Agropecuária de Ipirá (Coomai) e da Cooperativa Agropecuária de Santo Antônio de Jesus (Coopasa).
Essa primeira reunião foi fruto de um compromisso assumido pelo deputado estadual Zé Neto, em encontro com o presidente da CCLB, Almir Fernandes, no dia 20 de maio, quando recebeu um diagnóstico que apresenta a situação da pecúaria voltada para a produção do leite na Bahia. Além da reunião com a Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração, o deputado será interlocutor de outros encontros com os secretários de Agricultura e da Fazenda a fim formalizar um grupo de trabalho que deverá estudar o cenário atual e propor soluções para o aperfeiçoamento da Cadeia.
O secretário Rafael Amoedo iniciou esse processo com a destinação dos assessores Marcelo Vaz e Luis Corral para formalização da Comissão que irá elaborar em parceria com a secretaria de Agricultura, a “Política Estadual do Leite”, que visa a modernização da indústria por meio do aperfeiçoamento da cadeia produtiva, da infra-estrutura e logística necessária.
A notícia foi recebida com entusiasmos pelo deputado Zé Neto que ressaltou a importância da reestruturação da cadeia produtiva e de logística do leite e seus derivados, priorizando os interesses legítimos do mercado baiano. A “Política Estadual do Leite” proposta nesta reunião representará um avanço na produção e comercialização do leite oriundo dos pequenos produtores, gerando renda e fortalecendo a agricultura familiar no nosso Estado”, destacou o parlamentar.