De acordo com lideranças comunitárias, a deterioração foi acelerada com empreendimentos particulares realizados no entorno da lagoa.
O estado de degradação da Lagoa Grande, no distrito Maria Quitéria, despertou a preocupação do deputado estadual Zé Neto (PT), que esteve ontem (29) na comunidade para conhecer de perto os problemas enfrentados pelos moradores. De acordo com lideranças comunitárias, a degradação foi acelerada com empreendimentos particulares realizados no entorno da lagoa.
A presidente da Associação Comunitária de Maria Quitéria, Silvéria Almeida Santos, disse que depois da construção de uma represa nas imediações a lagoa começou a secar. Ela informou também que houve extração de areia no local, o que acabou provocando a redução da lâmina d’água, o que se agravou com a recente seca.
O deputado estadual Zé Neto ficou preocupado com o estado de degradação da Lagoa Grande e disse que a primeira providência a ser adotada é solicitar uma avaliação do Instituto do Meio Ambiente (IMA), órgão do governo estadual, para que outras medidas sejam tomadas posteriormente.