Governador apoia realizao do encontro internacional dos produtores da cadeia do frango na BA

Zé Neto trabalha na interlocução entre o segmento e o governador do Estado para a realização do evento
 
Apontado como um dos principais incentivadores da reestruturação da avicultura no Estado, o líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Zé Neto intermediou nesta quarta-feira (02), uma reunião entre o governador Jaques Wagner e membros da Associação Brasileira de Avicultura para tratar assuntos ligados ao XXIV Congresso Mundial de Avicultura e debater demandas para o desenvolvimento do setor avícola na Bahia. O encontro aconteceu na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).


O deputado Zé Neto tem trabalhado na interlocução entre o setor e o governo do Estado, no intuito de promover discussões para a realização do evento – que vai ocorrer  entre os dias 5 e 9 de agosto de 2012 no Centro de Convenções da Bahia, e é considerado o acontecimento mais importante do setor em todo o mundo. A expectativa é atrair cerca de 9 mil visitantes de todos os continentes e 4 mil congressistas para debater sobre a cadeia produtiva e industrial de aves e ovos.

No encontro, o presidente da União Brasileira de Avicultura (UBABEF) , Francisco Turra, apresentou ao Governador o cenário do setor avícola mundial e brasileiro, ressaltando os benefícios que a avicultura proporciona às regiões que desenvolvem a atividade. 

O Presidente da Associação Baiana de Avicultura (ABA), Dario Mascarenhas, falou sobre a importância da avicultura baiana para a economia local e apresentou algumas demandas para o segmento.

Zé Neto, também ressaltou a força da avicultura no Estado e a relevância do trabalho em parceria com os órgãos executores. De acordo com ele, a realização do encontro mostra o comprometimento de todas as entidades em prol do crescimento da atividade avícola. "Cabe ressaltar o empenho do Governo na reestruturação das cadeias produtivas, bem como os avanços já alcançados para diversos setores baianos, neste caso, avicultura baiana, que já conta com a Câmara Setorial funcionando como fórum adequado para a definição de diretrizes estratégicas, vetores e linhas de ação", disse o deputado.

Com a intenção de ampliar ainda mais o parque avícola do Estado, a Secretaria da Agricultura lançou, em novembro do ano passado, um projeto que disponibiliza um modelo de planta frigorífica padrão, com capacidade diária de abate de cinco mil aves/dia, para construção nas diversas regiões produtivas. Aprovada pelo Ministério da Agricultura (Mapa), e com orçamento de R$ 650 mil, as unidades piloto funcionarão em Irará e Conceição da Feira, com recursos alocados pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Funcep). A medida vai contribuir positivamente para o desenvolvimento sócio-econômico, principalmente para os pequenos produtores, criar novos polos avículas, promover a geração de emprego e renda melhorando a qualidade de vida nas cidades participantes, além de combater o abate clandestino e promover a saúde pública. 

Conforme dados oficiais, a Bahia é o segundo maior produtor de frangos do Nordeste e o 10º no ranking nacional. Somente em 2011, foram produzidos 121 milhões de frangos, o equivalente a 290 mil toneladas. A avicultura baiana absorve cerca de 25% do milho plantado no estado e contribui significativamente para a geração de 80 mil empregos diretos e indiretos, sendo a maior parte deles na zona rural.

Na gestão do governo Wagner a avicultura baiana apresentou um crescimento de mais de 200%, saindo de 29 milhões de aves para 121 milhões por ano, sendo que apenas 20% do abate destas aves eram realizados sobre inspeção e atualmente 80% deste abate acontece sobre o regime de inspeção estadual ou federal.

"O Governo do Estado tem sido fundamental para esse crescimento através das ações desenvolvidas pela Secretaria da Agricultura e pelo tipo de tributação fiscal de ICMS. Sem o apoio deste Governo certamente não teríamos alcançado estes números e dificilmente teríamos indústrias operando neste setor, destacou Zé Neto. 

Na ocasião, estavam presentes Franscisco Turra, presidente da entidade; Edir Nepomuceno, Diretor da Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas (Facta); Antonio Castro, Diretor da WPC; Dario Mascarenhas, presidente da Associação Baiana de Avicultura; Carlos Augusto da Silva, diretor da Associação Baiana de Avicultura; João Luchesi, diretor da FACTA; Marcondes de Faria, diretor Mauricea Alimentos; Marcos Nunes, diretor da Avigroavícola Agroindustrial Ltda; e Eduardo Salles, secretário de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri). 

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323