Um grande público esteve presente na I Feira de Livros de Feira de Santana. O evento foi realizado entre os dias 30/05 e 01/06, na Praça Monsenhor Renato Galvão. O deputado estadual Zé Neto esteve presente no domingo (01/06), quando conversou com estudantes, professores e escritores, e visitou estandes.
A Feira reuniu aproximadamente 40 estandes, dentre eles, o estande da Academia Feirense de Letras (AFL) vendeu livros de autores da região por preço simbólico de R$ 5,00 para “apresentar ao público a literatura de boa qualidade que é produzida em nossa terra”, afirma Eduardo Kruchewsky, presidente da entidade.
O evento trouxe para Feira de Santana um diálogo cultural diferenciado, repleto de palestras, recitais e saraus de poesia, oficinas sobre as mais variadas formas de literatura, como o cordel, ainda sobre cinema e mitologia africana; lançamentos de livros e cd’s, chás literários, dentre outros. A sociedade feirense foi premiada com as diversas formas artísticas presentes na I Feira de Livro.
Um dos destaques da Feira foi um panfleto elaborado pelo pesquisador e professor, Carlos Mello, contendo o Hino à Feira e histórico de sua compositora, a musicista feirense, Georgina de Mello Lima Erismann, que publicou várias poesias, composições, crônicas e hinos e teve a honra de representar, oficialmente, a Bahia na festa comemorativa no centenário de nascimento do maestro Carlos Gomes. O panfleto tem um formato simples, mas com um conteúdo histórico relevante, por estimular as pessoas aprenderem o hino oficial do município e conhecer um pouco da história da sua compositora.
“Quero parabenizar o professor Carlos Mello pela iniciativa de entregar cópias do Hino á Feira, que tem uma mensagem belíssima e deveria voltar a ser cantado em nas escolas da nossa cidade. Esse é um evento que veio para ficar. O nosso povo tem buscado nos últimos tempos resgatar a nossa história, a nossa cultura e a nossa arte. Os livros são meios das pessoas externarem seus sentimentos e sua sensibilidade, através do relato de fatos históricos, poesias, poemas, comédia e os dramas do dia-a-dia. Fico feliz com a iniciativa desse evento, onde reencontrei grandes amigos, escritores, cordelistas, pessoas que fazem as coisas com o coração e alma. O povo de Feira só tem a ganhar com esse tipo de eventos e que essa seja a primeira de muitas que virão”, destaca o deputado.