Zé Neto acompanha secretário Albino Rubim no encerramento da Celebração das Culturas dos Sertões, em Feira

  Celebração das Culturas do Sertão inaugurou início do projeto do Centro de Referência do Sertão em Feira

A Celebração das Culturas dos Sertões, que aconteceu de 05 a 09 de maio por iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, reuniu, de acordo com a Secult, um público de cerca de nove mil pessoas, que participaram de mais de 30 atividades artístico-culturais em cinco dias de evento, em Salvador e Feira de Santana.

Na oportunidade, estudiosos foram reunidos, exposição de artesanato e artes visuais foram feitas; além de lançamento de livros e filmes; apresentação de espetáculos de teatro, de dança e de música; incluindo uma grande homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, tido como o "Embaixador Sonoro do Sertão".

O evento também inaugurou o início do projeto de implantação do Centro de Referência do Sertão (Ceres), em Feira. O Centro pretende ser um elo entre as políticas públicas de cultura e a enorme quantidade de culturas do sertão. A Celebração também mobilizou a sociedade com a arrecadação de mais de três toneladas de alimentos, a serem distribuídos para a população atingida pela seca.

Na quarta-feira (09), o deputado estadual e líder do Governo na Assembleia da Bahia, Zé Neto (PT), esteve ao lado do titular da Secult, Albino Rubim, prestigiando o encerramento do evento, no Centro Cultural Amélio Amorim, em Feira de Santana, cidade que possui o título de “Princesa do Sertão”.

“Agradeço ao governador Jaques Wagner, ao secretário Albino Rubim e a toda a equipe envolvida na realização do evento pelo empenho e pela escolha de Feira de Santana para sediar esta contagiante celebração. Graças às obras de reforma que foram feitas, o Centro Cultural Amélio Amorim pôde ser o palco dos festejos ao homem e a vida no sertão”, disse Zé Neto. Vale frisar que, quando as obras de revitalização do Amélio Amorim forem encerradas, o Governo da Bahia terá investido cerca de R$ 6,6 milhões no espaço, reafirmando seu compromisso com Feira de Santana e a cultura regional.

De acordo com o deputado, Feira de Santana deve receber o Centro de Referência do Sertão (Ceres), um passo, do ponto de vista institucional, para o elo entre políticas públicas de cultura e a enorme quantidade de culturas do sertão.

O secretário Albino Rubim reafirmou que a intenção do Governo do Estado é marcar uma nova era para a visibilidade da cultura sertaneja da Bahia.  “Não estamos promovendo apenas um evento. Nossa intenção com a celebração foi convocar as pessoas, dar visibilidade e valorizar as culturas dos sertões, iniciando a partir daí a construção de políticas públicas voltadas para o seu desenvolvimento”, explicou Rubim, ao comemorar o sucesso do evento. Ele também informou que a segunda edição acontecerá no ano que vem. 

Confira também:

Ariano Suassuna louva a alma sertaneja na Celebração das Culturas do Sertões

Vaqueiros são os grandes homenageados no primeiro dia da Celebração das Culturas dos Sertões em Feira

O homem e a vida no sertão serão festejados em Feira de Santana

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323