Agerba apresenta estudo econmico-financeiro sobre a concesso da TWB

Segundo o estudo, a TWB terá que investir R$ 64 milhões para continuar operando

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) realizou, nesta sexta-feira (18), uma audiência pública para apresentar o relatório final da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI) com o estudo de reequilíbrio econômico-financeiro da concessão nº 06/06, que autoriza à TWB Bahia a realizar a travessia Salvador-Itaparica.

O relatório foi apresentado durante audiência pública realizada no auditório do órgão e acompanhada pelo Mandato do deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT), que está atento ao tema.

Segundo Frederico Barbosa, advogado da FIPECAFI, para que a TWB continue operando o sistema ferry boat será necessário que a empresa realize investimentos de R$ 64 milhões. Frederico explicou ainda que o reajuste tarifário de 5,11%, proposto pelo estudo, somente deverá ser realizado após atender as recomendações proposta pela consultoria.

O relatório revelou que a TWB precisa promover, além de mudanças econômico-financeiras, mudanças operacionais e corporativas.

Acessibilidade - A FIPECAPI recomendou ainda que a empresa realize adaptações físicas que permitam a acessibilidade das pessoas com deficiência, modernização e reestruturação das embarcações, adoção de um cronograma de manutenção preventiva, o cumprimento rigoroso dos horários de chegada e saída dos terminais e a implementação do sistema de bilhetagem, pelo qual a Agerba terá acesso, em tempo real, ao movimento de embarque.

Na oportunidade, moradores da Ilha de Itaparica e Vera Cruz, membros da União Metropolitana de Estudantes Secundaristas (UMES), da associação de Usuários de Ferry Boat Bahia (USA Ferry), Sindicatos dos Trabalhadores no Transporte Hidroviário e representantes do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (COEDE) reivindicaram uma nova audiência pública a ser realizada na Ilha, argumentando que o tema precisa de maior aprofundamento.

Em resposta a solicitação – e com o intuito de ouvir as demandas apontadas pelos usuários do sistema para oferecer esclarecimento sobre o processo –, a Agerba concordou em realizar mais uma audiência pública, no próximo dia 30 de maio.

Ao final da audiência pública, a Agerba ficou de analisar todas as sugestões apresentadas e preparar uma nota técnica final que será encaminhada à Procuradoria Geral do Estado.

Clique aqui e confira outras fotos.

O relatório final pode ser consultado no site da Agerba.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323