O governador da Bahia, Jaques Wagner, recebeu na manhã de quinta-feira, 5 de junho, em seu gabinete, uma comissão formada pelo Arcebispo Metropolitano Dom Itamar Vian, o presidente e o fundador da Fazenda da Esperança, Frei Hans Stapel e Frei Nelson Giovanelli, o empresário Osvaldo Ottan, o representante da Fundação Senhor dos Passos, Ederval Falcão e o secretário de Ciência e Tecnologia do estado, Ildes Ferreira.
O objetivo da audiência, intermediada pelo deputado estadual Zé Neto, que também acompanhou o grupo, foi buscar apoio e recursos para a Fazenda da Esperança que está sendo implantada em Feira de Santana. Na ocasião, Dom Itamar Vian também tratou da venda do Colégio Eduardo Fróes da Mota para o estado e o término da reforma da Catedral de Santana.
Esta é a segunda vez este ano que Dom Itamar se reúne com o governador, em companhia do deputado Zé Neto, para tratar das pautas. A primeira audiência aconteceu no dia 04 de fevereiro e rendeu o início do projeto em Feira de Santana. "Dentre os pontos que trouxemos, um deles é a venda do Colégio Eduardo Fróes da Mota ao estado, que pertence à Fundação Senhor dos Passos. Precisamos do dinheiro para construir o Centro Paroquial da Igreja Senhor dos Passos e parte do recurso será aplicado na Fazenda da Esperança", destaca o Arcebispo.
O Colégio será vendido por R$ 1 milhão e 500 mil reais. O Arcebispo acredita que até o mês de julho o estado assuma as responsabilidades da instituição, inclusive realizando a reforma do prédio. Neste ponto, o governador se comprometeu em agilizar o processo de compra, que já foi acertado.
A Catedral de Santana, que está passando por reformas, tem o apoio do Governo do Estado neste projeto, através do Programa Faz Cultura. Agora, para concluir a reforma, a Catedral necessita de R$ 260 mil. O governo do estado, através de parcerias com empresas estatais está agilizando o recurso para a conclusão da reforma.
Fazenda da Esperança
O presidente e o fundador da Fazenda da Esperança de Guaratinguetá - São Paulo - Frei Hans Stapel e Frei Nelson Giovanelli, respectivamente, estiveram na cidade de Feira de Santana durante dois dias, esta semana, para visitar a unidade que está sendo instalada na região.
O objetivo deles foi dar orientações aos envolvidos no programa, para que possam agilizar os trabalhos até o dia 10 de agosto, data escolhida para inauguração da unidade em Feira de Santana. No próximo mês uma equipe com cerca de 12 pessoas de São Paulo retornarão à Feira de Santana para verificar os trabalhos.
Investimentos
O grupo também levou duas demandas referentes à Fazenda da Esperança. Atualmente, a unidade que será inaugurada na Bahia comporta apenas o espaço para 20 internos inicialmente, o que é pouco, se for comparado ao número de jovens que se envolvem com drogas e querem se recuperar.
"Entregamos uma carta ao governador explicando que a Fazenda será auto-sustentável, depois que começar a funcionar, os jovens vão trabalhar. Existe um projeto para desenvolver a apicultura, pomar, horta, queremos dois pavilhões para criação de frangos, criar gado, faremos trabalhos artesanais, o que vai auto-sustentar a fazenda e ajudar na recuperação dos jovens. Desta forma, será necessária a ampliação do espaço físico e o estado se mostrou interessado no projeto", explica Dom Itamar.
"Viver de Cara Limpa"
Outro projeto que tem ação preventiva no combate às drogas, elaborado por representantes da Fazenda da Esperança, é inserir nas escolas públicas da Bahia, o livro "Viver de Cara Limpa". São três exemplares: um para o aluno, outro para o educador e o terceiro é para a família.
De acordo com Frei Nelson Giovanelli, a iniciativa surgiu após 25 anos de trabalho com dependentes químicos. "Devido a grande demanda de jovens que querem se recuperar, sentimos que deveríamos preparar um projeto de prevenção para ser aplicado nas escolas. O livro é baseado na história de um jovem que viveu no bairro mais violento do Brasil, Jardim Angela, em São Paulo, cujos amigos dele foram todos assassinados, mas ele conseguiu se recuperar após 17 anos de sombra", conta.
O Projeto ficou para ser apresentado na tarde desta quinta-feira, 5 de junho, ao secretário de Educação, Adeum Sauer, em um encontro que acontece anualmente em Aracajú com todos os secretários de Educação do país. A partir daí, o projeto vai para as mãos do governador Jaques Wagner, que fará um estudo de viabilidade para enquadrar o projeto nas escolas.
O deputado Zé Neto, que pela segunda vez articula a discussão em torno da Fazenda da Esperança junto ao governo do estado, explica que o estado está se programando para realizar um convênio com a secretaria de saúde e a Fazenda da Esperança.
"O estado reconhece a importância de fazer com que a questão das drogas seja focada como política de assistência e, sobretudo, de prevenção. Isso tem um valor não só prático como emblemático significativo para a Bahia e sua da política. É nesse compasso que o governo do estado, através da Secretaria de Saúde fará um convênio que possibilite o atendimento dos internos em diversas especialidades médicas necessárias na recuperação dos jovens", relata.