Sudoeste baiano ser beneficiado com tecnologia social para produo de leite

Além dos equipamentos que permitem o aumento da produção, os agricultores receberão qualificação técnica da Embrapa

Aproximadamente quatro mil agricultores familiares de leite da região sudoeste da Bahia serão beneficiados a Tecnologia Social Balde Cheio, lançada nesta terça-feira (22), no município de Licínio de Almeida, a 744 quilômetros de Salvador, com a presença do governador Jaques Wagner.

Com essa estratégia de transferência de tecnologia, os produtores também receberam quatro unidades demonstrativas de produção de leite, instaladas em cooperativas da região. A ação é resultado de uma parceria do Governo da Bahia com governo federal, Banco do Brasil e as prefeituras da região.

A técnica utilizada durante o 'Balde Cheio' e o bom gerenciamento vão permitir que os produtores familiares multipliquem sua renda, elevando a produtividade de leite por hectare por ano, de 12 a 15 vezes. Além dos equipamentos que permitem o aumento da produção, os agricultores receberão qualificação técnica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Para o presidente da Cooperativa de Leite de Licínio de Almeida (Coopleite), Carlos Amilca, a tecnologia vai beneficiar também durante a seca, porque os produtores aprendem a cuidar do gado sem o risco de os animais morrerem.

Capacitação

Os trabalhos são dirigidos aos técnicos da extensão rural, treinados por pesquisadores da Embrapa, e aos produtores. A capacitação é feita na propriedade do produtor (ou nas cooperativas), que é assistida durante um período de quatro anos. O sítio fica sob monitoramento permanente de um técnico da extensão rural, com visitas periódicas do pessoal da Embrapa.

O governador disse que o desenvolvimento da agricultura familiar é uma das prioridades do Governo da Bahia. "Apoiar os produtores de leite, mel, entre outros, a organizarem a sua estrutura de produção e, portanto, melhorar a sua renda familiar. A agricultura familiar tem recebido um apoio muito grande neste governo, porque a Bahia tem 650 mil famílias, ou seja, mais de três milhões de pessoas vivendo dela. Por isso, sempre estamos entregando maquinário, desenvolvendo tecnologia, oferecendo capacitação, a fim de valorizar os pequenos produtores".

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323