Secretário de Segurança anuncia mais policiais para a Ilha até o fim do ano

A Associação Comercial de Vera Cruz realizou na tarde de quinta-feira, 05 de junho, o 2º Encontro Regional de Segurança Pública, na Biblioteca Juracy Magalhães, na Ilha de Itaparica. O debate envolveu também a região do Baixo Sul, Vera Cruz e Recôncavo Baiano.

Na ocasião, estiveram presentes o secretário de Segurança Pública, César Nunes, os deputados estaduais Zé Neto e Capitão Tadeu, a presidente da Associação Comercial da Ilha, Lenise Andrade, o diretor da DRT de Cruz das Almas, Sílvio Baraúna, o prefeito de Itaparica, Cláudio Alves, o promotor de Justiça da Comarca de Itaparica, Ivan Ito, o delegado Chefe da Policia Civil, Joselito Bispo, o delegado de Itaparica, Rui Araújo, o Major da 5ª Companhia - Salinas das Margaridas, Vera Cruz e Itaparica - Raimundo Gomes Filho, o Major Uzêda - da 23º Companhia de Valença e o delegado Magalhães, da 16ª delegacia de Vera Cruz.

Dentre as ações propostas no debate para a melhoria da segurança estiveram em pauta as seguintes reivindicações: maior integração das polícias civil, militar e rodoviária; aulas de cidadania, direitos e deveres nas escolas; criação do complexo policial da Ilha de Itaparica; aumento do contingente policial e criação do disk drogas interligado as demais unidades policiais.

O secretário de Segurança Pública, César Nunes, deixou claro que não fará promessas milagrosas para a população, mas que daria respostas à população dentro das possibilidades da Secretaria. “Nós, infelizmente, não temos recursos para suprir todas as necessidades. O que posso garantir é o aumento do contingente de policiais militares até o fim deste ano. Já disponibilizamos uma viatura e armamento para que a polícia continue desempenhando um ótimo papel, reduzindo muito a marginalidade, como vem fazendo desde o início deste ano”, destaca.

Nunes ainda fez um comparativo dos índices de violência na Ilha do ano passado com os números de 2008. “ Notamos uma redução de   21% nos furtos qualificados em residências;  27% nos furtos qualificados no comércio; 50% nos casos de estupro e 41% em homicídios”, compara.

Com relação ao tráfico de drogas na região, o secretário sugeriu que população e o  município façam uma ação compartilhada, ou seja, uma campanha preventiva junto aos jovens, no sentido de levar informação.

Defasagem

César Nunes ressaltou que a Bahia está com defasagem de efetivo policial, tanto civil quanto militar e técnico. Atualmente, em toda a Bahia, a Polícia Civil conta com 5.300 homens e a Militar com 25.000. A previsão é de que sejam contratados 3.000 novos Policias Militares e, aos poucos, atingir um patamar satisfatório para solucionar grande parte dos problemas em toda a Bahia.

 “Vamos efetivar 161 policiais civis que foram admitidos através do concurso de 1997 e que não haviam sido chamados. Porém, eles ainda farão o curso de formação, o que demanda mais um tempo. No total, são 1.700 concursados que estão começando a ter a sua situação regularizada”, comenta.

O secretário ainda explicou que quando assumiu a atual gestão, a Secretaria estava um caos. “Hoje podemos contar com 22 centros de atendimentos no interior e um na capital, todos interligados pelo número de telefone 190”, diz.

O deputado Zé Neto, que participou do debate e vem acompanhando as demandas da Ilha de Itaparica, Vera Cruz, Baixo Sul e Recôncavo Baiano, explica que o estado reconhece as dificuldades enfrentadas pela população, mas que não se pode avançar como o desejado. “Faltam recursos para agir como gostaríamos, porém, uma iniciativa que começa a mudar a cultura do estado e melhorar a segurança pública são as ações preventivas de violência, bem como a inserção dos núcleos de penas alternativas. Em que pese que momentos como o que estamos vivendo aqui em Itaparica, dão o tom do diálogo e do compartilhamento entre sociedade e estado na construção de saídas”, salienta.

Segundo a presidente da Associação Comercial da Ilha, Lenise Andrade, o próximo passo será elaborar um documento contendo sugestões de como resolver as questões de segurança pública da região. “No dia 4 de julho haverá uma audiência pública na Ilha de Itaparica. Será o dia em que entregaremos ao secretário César Nunes as nossas sugestões”, explica.

 

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323