Na Alba, Secopa apresenta balanço de ações desenvolvidas na Bahia para a Copa de 2013 e a de 2014

As ações foram apresentadas pelo titular da Secretaria, Ney Campello

O Secretário Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa no Brasil, Ney Campello apresentou, nesta quarta-feira (27), durante audiência pública realizada no plenarinho da Assembleia Legislativa, um balanço das ações que estão sendo desenvolvidas no estado para a Copa do Mundo de 2014. As ações foram apresentadas aos deputados da Casa Legislativa e a representantes da sociedade civil organizada.

Ney Campello explicou que estão sendo desenvolvidas ações de qualificação profissional, para o preenchimento de mais de cinquenta mil vagas geradas no Estado – as capacitações contemplam também pessoas em vulnerabilidade de rua. Além disso, falou dos investimentos em telecomunicação, até 2014, segundo o secretário, serão disponibilizados nos principais pontos da capitação baiana internet banda larga 4G.

O secretário disse ainda que as obras estruturantes como as da Arena Fonte Nova estão incorporando políticas inclusivas para atender e contemplar moradores de rua e egressos de sistemas prisionais. “Que sejamos um exemplo a ser multiplicado, observado e transformado em política pública”, disse o secretário ao mencionar que o metrô e ramo hoteleiro precisam aderir a essas práticas.

Na ocasião, o titular da Secopadestacou também que a roupas utilizadas pelos operários da Fonte Nova são recicladas pelo Projeto Axé, após a higienização a instituição transforma as peças em bolsas e aventais e o dinheiro arrecadado retorna à instituição que trabalha com pessoas em situação de rua. Outra inciativa, é a venda, como suvenir, de fragmentos das obras da Arena para torcedores de futebol, o dinheiro recolhido será revestido para a implantação de uma unidade de hemodiálise nas Obras Sociais Irmã Dulce.

“A copa não pode ser vendida com a ilusão de que ela vai resolver todos os problemas do Brasil e da Bahia, isso é vender uma falsa ideia para a sociedade e não ter uma relação de transparência e seriedade. Ela é um movimento de oportunidade que se nós, juntos, utilizarmos bem, extrairemos resultados positivos, e isso é só o começo”, disse o secretário.

O deputado estadual, Álvaro Gomes (PCdoB), ressaltou ainda que a Copa vai trazer uma série benefícios para o país, não só o evento em si, mas o processo de concretização do mesmo. Ele explicou que o evento vai estimular não só o desenvolvimento do esporte, mas também da mobilidade urbana da cidade, a geração de emprego e a qualificação profissional.

O movimento popular dos moradores de rua, representado na ocasião por Sílvio, parabenizou as ações que estão sendo projetadas pelo Estado, principalmente no que se refere a implantação de políticas de inclusão sociais para o segmento. Sílvio lembrou ainda, que apesar dos números não serem expressivos, mais de 60 moradores já foram empregados no regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), fruto do trabalho realizado também pela SECOPA.

Além da sociedade civil organizada e técnicos da SECOPA, estiveram presentes na audiência pública a deputada estadual, Maria Luiza (PSD) e o deputado estadual, Luizinho Sobral (PTN).

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323