Z Neto se rene com diretores da rede estadual de ensino de Feira de Santana e regio para discutir greve de professores

O encontro teve como objetivo prestar esclarecimentos e debater sobre a greve dos professores

O deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Zé Neto (PT), se reuniu na manhã desta quinta-feira (28) no auditório do Centro de Cultura Amélia Amorim, com diretores e vice-diretores da rede estadual de ensino de Feira de Santana e cidades circunvizinhas.

O encontro teve como objetivo prestar esclarecimentos e debater sobre a greve dos professores que já dura 81 dias, além de apontar diretrizes para o retorno das aulas e apresentar propostas de investimento do governo para a educação do estado. A reunião durou quatro horas e os diretores tiveram a oportunidade de levantar questionamentos a cerca dos pontos discutidos, sendo prontamente respondidos pelo deputado Zé Neto.

A dirigente da Diretoria Regional de Educação (DIREC 02), Nívea Maria Silva, destacou a participação de Zé Neto nos debates sobre a greve. “O deputado Zé Neto não foge da luta, dos embates, está sempre presente, nunca se escondeu de ninguém e de nada.”

Segundo Nívea, os diretores das escolas podem contribuir diretamente para o fim do movimento. “Temos 42 escolas totalmente em greve, 24 funcionando normalmente na sede e 13 funcionando parcialmente, por isso é preciso que os diretores comecem a disseminar os lados positivos da educação pública. Nós temos escolas que não perdem em nada para as particulares, que possuem ar-condicionado em todas as salas, material didático, laboratórios de ciências e informática, e todas têm condições de ser iguais, se há disparidade entre uma e outra é preciso vigiar”, ressaltou.

Segundo o deputado Zé Neto, o reajuste salarial de 22,22% dentro do ano, exigido pelos professores é inviável para o governo, pois o salário dos docentes já consome 77% dos recursos do Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb), quando o máximo deveria ser 60%. Além disso, o Governo está com 45,43% de comprometimento orçamentário com folha de pessoal, sendo que o limite prudencial previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal é de 46,02%, e se ultrapassado acarreta problemas graves para a conta do governo. “Precisamos fazer mais, mas estamos cuidando gradativamente dessa categoria, já conseguimos 70% de ganho bruto nos últimos anos, sendo que 30% de ganho real acima da inflação”.

O parlamentar lembrou que a Bahia está entre os seis melhores salários do Brasil. E com a aprovação dos projetos em pauta, o estado será o 9º no Brasil a pagar o piso nacional. Para finalizar, o deputado fez um apelo para que as aulas sejam retomadas. “Eu peço que cada um de vocês tenham condições de ajudar a voltar as aulas, pois não é justo que nossos jovens que já estão vulneráveis na rua com o tempo ocioso, tenham o ano pedagógico perdido. Não é correto ter como escudo os alunos das escolas. Nós precisamos ter um movimento mais intenso de conscientização, nesse momento os jovens precisam ser cuidados com mais carinho, com mais interesse, porque essa já não é mais uma situação apenas política e do governo, é do estado, da geração, do nosso tempo e do futuro de cada família”.

Confira as fotos aqui.  

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323