O objetivo do projeto é angariar renda para as famílias rurais do local, além de intensificar a economia solidária
Neste último sábado (30), a Associação Comunitária da Vila Feliz, no povoado de Tiquaruçu, em Feira de Santana, realizou a 2º Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária. O objetivo do projeto é angariar renda para as famílias rurais do local, além de valorizar as mulheres e intensificar a cultura da economia solidária.
Mas, de acordo com a coordenadora do Centro de Apoio aos Trabalhadores Rurais da Região de Feira de Santana (Catrufs), Conceição Borges, nesta edição há ainda outro motivo para a realização da Feira. “Uma jovem moradora da nossa comunidade sofreu um acidente e os pais dela estão precisando se deslocar para o hospital todos os dias e com isso gastando muito”, disse.
No ambiente improvisado em frente às casas da vila, os moradores comercializam desde comidas e bebidas típicas juninas, artesanato e biscoitos de goma, até roupas usadas, em bom estado, doadas pelos próprios moradores, o que deu origem a um bazar solidário. A atividade também é marcada pelo resgate da cultura nordestina, como apresentações de samba de roda e Bumba-meu-boi.
O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, esteve na Feira e abraçou a causa desde a primeira ação. “ Temos que obedecer a ordem da presidenta Dilma Rousseff: fazer mais para quem mais precisa. Não temos que esperar as pessoas baterem em nossa porta para fazermos alguma coisa por elas. Temos que ir atrás dos pobres e excluídos, para levarmos a oportunidade e as ferramentas de trabalho para eles”, garantiu.
Apoio - Promovida pelo Governo da Bahia, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e a Associação Comunitária local, a Primeira Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Vila Feliz aconteceu em março, para contemplar as mulheres no mês em que são homenageadas nacionalmente.
Clique aqui e confira outras fotos.