Mesa redonda reafirma a importncia do Bando Anunciador para a cultura feirense

A UFES é a principal responsável por resgatar a tradição do Bando

As memórias do Bando Anunciador da Festa de Santana produziram uma profusão de imagens mentais aos que assistiram à mesa redonda que discutiu o tema na noite desta quinta-feira (5), no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), em Feira de Santana. Presidido pela diretora do CUCA, Celismara Gomes, o debate “Bando Anunciador Ontem e Hoje” foi um proveitoso exercício de memória impulsionado pela fala da professora Ana Rita Neves.

Primeira a discursar, Ana Rita trouxe um texto tão emocionante que dispensou a fala do outro convidado, o fotojornalista Reginaldo Tracajá, que declarou não ter o que dizer diante de um registro tão eficiente. Ana Rita trouxe suas lembranças de criança: “temor, curiosidade e perplexidade ao apreciar o Bando que passava pela frente de meu basculante querendo entender porque se dizia que moças e mulheres de família não podiam estar ali”, disse.

Reginaldo Tracajá convidou o historiador Franklin Machado, que estava em meio à plateia, para falar.  Franklin também trouxe memórias de criança, o medo das caretas e dos penicos despejados pelas janelas como forma de protestar pelo despertar com o barulho dos fogos que anunciavam a saída do bando. “Mas isso também fazia parte da festa. Todo mundo se divertia”, arrematou. Na noite de memórias também teve espaço para escolher a rainha do Bando para este ano. 12 candidatas pleitearam o posto, mas a vencedora foi Ana Cláudia Silva, 16 anos. O Bando Anunciador da Festa de Santana estará nas ruas neste domingo (8), com saída às 7h do CUCA.

História e resgate

Desde a década de 1950 que pessoas mascaradas, travestidas, fantasiadas saem pelas ruas do entorno da Praça da Matriz com charangas anunciando o inicio dos festejos à Nossa Senhora Santana, padroeira de Feira. Em 2007, com o intuito de revitalizar a manifestação, a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) passou a estar à frente da organização do evento. “Foi com o objetivo de não perder a essência dessa terra que a UEFS resgatou a atividade do Bando para que não perdêssemos a nossa essência”, disse Ana Rita Neves em seu discurso grato à UEFS pela iniciativa.

Confira as fotos aqui.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323