MDA e Governo da Bahia entregam equipamentos do PAC 2 em Feira de Santana

As retroescavadeiras irão beneficiar 31 cidades e auxiliar no desenvolvimento da agricultura familiar

Mais um passo para o fortalecimento da agricultura familiar foi dado na manhã da sexta-feira (06). O Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, por intermédio da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário da Bahia, fez a entrega de 31 retroescavadeiras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), no Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) de Feira de Santana.

Para o Delegado Federal do Desenvolvimento Agrário da Bahia, Welliton Rezende Hassegawa, essas retroescavadeiras cumprem o papel de melhorias no cascalhamento das estradas vicinais, fundamentais para a circulação, tanto das pessoas quanto da produção da agricultura familiar.

“Nossa estratégia representa uma política conjugada, com uma série de outras políticas pra que possamos garantir que, os trabalhadores rurais produzam alimentos de boa qualidade, comercializem e coloquem o paradigma do rural como o melhor ambiente para reproduzirmos nossas vidas. Devemos oferecer subsídios para que as pessoas dos pequenos municípios não precisem mais sair em busca de trabalho nos grandes centros, assim evitaremos a crise urbana que temos”, explicou.

O prefeito de Mucugê, uma das mais antigas cidades da Chapada Diamantina, Fernando Medrado, falou que a retroescavadeira tem muita importância para uma cidade que, territorialmente é grande, com 2.600 km² e 800 km de estradas vicinais. “Temos uma densidade habitacional de quatro pessoas por km², mas moram longe uma das outras e tem que ter muita estrada. Imagine uma pessoa precisando viajar 40 quilômetros para fazer fisioterapia em uma estrada ruim. Estrada é tudo, fundamental para quem precisa.”

Fernando Medrado completou dizendo que o governador Jaques Wagner é um parceiro forte e que recentemente 11 poços artesianos foram implantados na cidade, deixando 80% do município com água tratada.

Além do Delegado Federal do Desenvolvimento Agrário da Bahia, Welliton Rezende Hassegawa, estiveram presentes no evento, os prefeitos das cidades contempladas com os equipamentos e representantes da coordenação Estadual dos Territórios e do Fórum da Agricultura Familiar, do Governo do Estado e da UPB.    

Agricultura Familiar

De acordo com dados do MDA, a agricultura familiar é o setor estratégico para o desenvolvimento do País e responsável por produzir 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros, respondendo por 38% da renda agropecuária, além de ocupar quase 75% da mão-de-obra do campo. Com 665 mil famílias de agricultores, a Bahia tem o maior contingente desse segmento, que representa 15% do total no País

Estratégia de investimento do PAC 2 na Bahia

Nessa primeira etapa, o PAC 2 contemplou os municípios abaixo de 50 mil habitantes e com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). A segunda etapa, a qual Feira de Santana está incluída, tem previsão de acontecer no meado de 2013, arrematando os 417 municípios baianos.

A segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento foi lançada em 2011 com o objetivo de dar continuidade ao programa que resgatou o papel do Estado como indutor do desenvolvimento, recuperou a infraestrutura do País e criou milhões de novos postos de trabalho. O PAC 2 tem como diferencial a execução de projetos que contemplam ações integradas.

Investimento em Feira

No último dia 10 de abril, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Governo da Bahia entregaram em Feira de Santana 53 retroescavadeiras e 50 tanques de resfriamento e homogeneização de leite. Além da entrega de máquinas retroescavadeiras e de 230 sistemas simplificados de irrigação, houve assinatura de convênios para liberação de R$ 32,8 milhões para implantação de 220 sistemas de abastecimento de água, R$ 4,8 milhões para instalação de 150 sistemas de poços salinizados, além da entrega de sementes, computadores e equipamentos que agregam valor à produção de alimentos. Tudo isso para enfrentar a seca mais severa dos últimos anos e fortalecer a agricultura familiar na segunda maior cidade da Bahia.

Clique aqui e confira outras fotos do evento.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323