“Daqui sairão opiniões e proposições que irão balizar muitas das ações e políticas públicas que estão por vir”, Zé Neto
Na noite de domingo (08) o auditório central da Universidade do Estado da Bahia (UEFS) recebeu a abertura do Segundo Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental (COBESA), evento que discutirá políticas públicas de Meio Ambiente e Saneamento na Bahia.
Com a temática cidade, campo e sustentabilidade sócio-ambiental, o congresso une quatro Universidades Estaduais e mais de 17 instituições públicas e privadas, entre órgãos estaduais e organizações ligadas ao Meio Ambiente, em um passo importante para fomentar a produção acadêmica e o intercâmbio de informações entre estudantes, profissionais, estas instituições e a sociedade civil.
Estiveram presentes o magnífico reitor da Uefs, José Carlos Barreto de Santana; o vice-reitor Genival Correa de Souza; o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, representando o governador do estado, Jaques Wagner; o deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Zé Neto; presidente da Embasa Abelardo Oliveira Filho, além de representantes de classe, diretores e professores das Universidades participantes.
Segundo o presidente do COBESA, Sílvio Orrico, o evento foi programado para ser realizado de 2 em 2 anos, buscando uma discussão permanente, indo a campo de forma itinerante. ”É preciso ir a campo para adequar a política de saneamento a realidade sócio-econômica local, agendando o tema para posteriormente deliberar moções às autoridades sobre o que foi debatido durante o congresso”, avaliou.
Para direcionar as discussões, o evento se propõe a debater e responder como os sistemas urbanos, a economia e o nosso estilo de vida influenciam no cenário apresentado e, sobretudo, como podemos promover esse equilíbrio com a natureza de forma sustentável.
Para o deputado Zé Neto, é fundamental tratar da sustentabilidade, buscando apontar caminhos de otimização na utilização dos bens de consumo. “Daqui sairão opiniões e proposições que irão balizar muitas das ações e políticas públicas que estão por vir, estaremos extremamente antenados nesse movimento”, enfatizou.
Na abertura do evento, o grupo Encourados de Pedrão se apresentaram e o hino nacional foi executado no acordeom por Cicinho de Assis. Houve ainda a homenagem prestada ao professor Luis Roberto Moraes, à quem Orrico definiu como um grande parceiro das Uefs , que tem contribuído de forma significativa com a vida acadêmica da universidade.
Ao final foi servido um coquetel nos stands do Congresso ao som de Timbaúba e banda.
Clique aqui e confira outras fotos.