Em três dias de realização, Superbahia deve girar em torno de R$ 40 milhões reunindo um público aproximado de 10 mil pessoas
Reunindo supermercadistas atacadistas, distribuidores, empresários e representantes comerciais da Bahia e Sergipe, a Feira e Convenção Baiana de Supermercados, Atacados e Distribuidores (Superbahia 2012) foi aberta nesta segunda-feira (16) e vai seguir até a quarta-feira (18) no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.
Na abertura desta terceira edição, o presidente da Associação Baiana de Supermercados (Abase) e dono da Rede Atakarejo, Teobaldo Costa, revelou que a realização de negócios na Superbahia deve girar em torno de R$ 40 milhões reunindo um público aproximado de 10 mil pessoas.
“A Superbahia este ano se consolida como a maior feira do Norte/Nordeste e passa a ser realizada anualmente e não mais de dois em dois anos. Esta feira traz com ela benefícios para este estado, onde o setor gera mais de 400 mil empregos e o Governo tem trabalhado, já tendo criado um Grupo de Trabalho, para a atração de novas empresas e centros de distribuição”, frisou Teobaldo.
De acordo com o presidente da Abase, o diferencial da Superbahia 2012 é o bloco de eventos paralelos, pensado para permitir aos profissionais da área a troca de informações, conhecimentos e reciclagem.
Para o deputado Zé Neto, este evento é uma demonstração do compromisso com o desenvolvimento e o aprimoramento do atacado e varejo na Bahia. “Este estado, não tenho dúvida, é o grande trampolim para o norte nordeste. Dentro de dois anos nós teremos uma grande movimentação em todo o país com relação às guerras fiscais e nós estamos trabalhando para fazer da Bahia um estado voltado cada dia mais para o desenvolvimento”, afirmou o parlamentar, que ajudou na construção da Câmara Setorial do Atacadista, Distribuidor e Varejista, fórum de discussão que conta com representação do Governo do Estado e do empresariado baiano.
Dando exemplo de ações do Governo Estadual para impulsionar o setor com foco na logística, o deputado citou a implantação da Ferrovia de Integração Oeste Leste e do Porto Sul, ambos com obras já iniciadas. Ele ainda falou sobre a importância socioeconômica de programas do Governo Federal, a exemplo do Bolsa Família e do Brasil sem Miséria. “Nós estamos no caminho correto de uma transformação para nosso país. O Programa Bolsa Família foi um dos passos e o Plano Brasil sem Miséria vai ensinar a gente como é que se constrói a outra etapa, respeitando a capacidade de trabalho das pessoas, aperfeiçoando com qualificação técnica”.
Superbahia – A Superbahia é realizada pela Abase, em parceria com o Sindicato dos Supermercados e Atacados de Auto Serviço do Estado da Bahia (Sindsuper) e a Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário (Sebrae/Bahia). O evento promove acessos às mais recentes tecnologias, produtos, equipamentos e serviços de praticamente todos os nichos ligados ao setor varejista.
Empreendedor rural – Dando oportunidade para empreendedores rurais venderem seus produtos e pequenos mercados negociarem bons preços, a Superbahia promove uma Rodada de Negócios na terça-feira (17) e quarta-feira, 18, de 8h às 13h, reunindo 30 vendedores e 130 compradores do interior.
O Sebrae ainda disponibiliza espaço de Atendimento Empresarial, palestras e 31 estandes de empresas dos projetos setoriais.
Presentes – Além do deputado Zé Neto, a abertura do evento reuniu autoridades do âmbito estadual, a exemplo do chefe de Gabinete do governador da Bahia, Edmon Lucas; do secretário da Fazenda do Estado, Luiz Alberto Petitinga; do presidente da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal), Reub Celestino; do chefe de gabinete da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), Jairo Carneiro; e do presidente da Desenbahia, Aristóteles Menezes.