Bahia recebe maior encontro de produtores de aves do mundo

Zé Neto foi homenageado no Congresso Mundial de Avicultura, maior evento científico de avicultura no mundo

No ano em que o World's Poultry Congress (Congresso Mundial de Agricultura) comemora seus 100 anos, a Bahia sedia o 24° Congresso Mundial da Avicultura, que foi aberto na noite deste domingo (5), no Centro de Convenções, em Salvador.

Reunindo os maiores produtores de aves e ovos do Brasil e do mundo, o evento deve receber mais quatro mil congressistas vindos de mais de 30 países de todos os continentes até o próximo dia 09 de agosto e na cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades como o governador Jaques Wagner, o secretário da Agricultura do Estado, Eduardo Salles, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Junior, e o líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Zé Neto.

De acordo com o governador Jaques Wagner, este evento é uma oportunidade para atrair investidores do setor. “A Bahia produz apenas 60% do frango e 20% dos ovos que consome, queria aproveitar esse congresso para fazer um convite a todos os produtores. Temos uma grande produção de grãos que são usados como ração, grandes investimentos em logística, além de um mercado consumidor a ser explorado, portanto as portas da Bahia estão abertas para quem quiser investir no estado”, disse durante o discurso de abertura.

O ministro Mendes Ribeiro destacou a importância de receber o evento no momento em que o país produz 12 milhões de toneladas de frango por ano e 40% da carne da ave exportada no mundo saem daqui. “O encontro mostra a força do Brasil na avicultura, somos os maiores exportadores de frango do mundo e um dos maiores produtores”, explicou o ministro.

Homenagem – reconhecendo o potencial do setor para o giro da economia, Zé Neto esteve empenhado na realização deste evento, tendo intermediado reuniões entre os organizadores do Congresso e do Governo do Estado (clique aqui e aqui) sem contar sua participação na estruturação de associações de pequenos produtores e contribuição na Câmara Setorial das Aves. Em função disso, ele foi saudado pelo presidente da Associação Baiana de Avicultura (ABA), Dario Mascarenhas, e recebeu dos organizadores do evento uma placa de reconhecimento.

“O caminho para seguir o caminho do desenvolvimento é descentralizar os ganhos, como bem prega o ex-presidente Lula. Nosso objetivo é fazer com que a agricultura continue avançando porque reconhecemos seu importante papel na geração de emprego e renda. Abraçar esse evento é uma satisfação e um momento importante para acirrar o diálogo a respeito do aprimoramento das políticas públicas setoriais”, afirmou o deputado Zé Neto.

O congresso – que conta com o suporte da União Brasileira de Avicultura (UBA) - apresentará um programa técnico científico com palestras abrangendo as mais diversas áreas da avicultura e contará com palestrantes do mais alto nível de conhecimento, além da apresentação de trabalhos científicos, quando serão abordados temas como as políticas de apoio ao agronegócio avícola, o controle sanitário na avicultura familiar, a importância do cooperativismo na produção de aves, entre outros quando. A atividade vai até quinta-feira (9) e também servirá para a troca de experiências, divulgação das novas técnicas de produção de aves e ovos e realização de negócios.

Clique aqui e confira outras fotos.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323