Feira de Santana ganha Câmara das Indústrias

Câmara terá o papel de subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas ligadas à atividade industrial da RMFS

Conhecida por seu forte comércio e sede do Centro Industrial do Subaé - um dos maiores do estado -, a cidade de Feira de Santana ganhou nesta segunda-feira (06.08) a Câmara Setorial das Indústrias da Região Metropolitana de Feira de Santana. 

A cerimônia de lançamento aconteceu no auditório do Centro das Indústrias de Feira de Santana (Cifs) e contou com a presença do secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, lideranças empresariais e de trabalhadores, além de prefeitos de cidades da região e representantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

A câmara terá o papel de subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas ligadas à atividade industrial da Região Metropolitana de Feira de Santana (RMFS). Com uma população total de quase 700 mil habitantes, a RMFS engloba os municípios de Amélia Rodrigues, Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe, Tanquinho e São Gonçalo dos Campos.

“A câmara será um instrumento de grande valia no pensamento e execução de políticas públicas que promovam ainda mais o desenvolvimento desta região”, disse o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, destacando a importância da câmara no atual ciclo de desenvolvimento do estado. 

Segundo Correia, a iniciativa vai permitir um maior entendimento, cooperação e diálogo, entre governo, lideranças empresariais e de trabalhadores, possibilitando o crescimento econômico local. “Com ela, a economia da região terá uma espécie de guia, dando um salto de qualidade nos processos de atração de empresas, qualificação de profissionais e criação de postos de trabalho”, afirmou

A câmara conta com a participação de representantes do governo, de entidades empresariais e de trabalhadores, além da Uefs, e sua coordenação ficará a cargo do Cifs. “Esse é um momento muito importante para a vida econômica do município. Em um ambiente democrático, a câmara vai ser o local propício para as discussões e tomada de decisões que venham favorecer o desenvolvimento de Feira. Sem dúvida, é um passo importante na nossa caminhada rumo a um maior desenvolvimento da região”, disse o representante do Cifs, André Regis Andrade.

As câmaras setoriais fazem parte do Conselho de Desenvolvimento da Indústria e Comércio do estado (CDIC) e atuam como fóruns de debate na elaboração de propostas e diretrizes para a política industrial, comercial e de serviços da Bahia. “É nelas onde surgem as propostas que servem de referência e alimentam as diretrizes da política de desenvolvimento do estado. A instalação da câmara é um grande avanço para a nossa região”, revelou o superintendente do CIS, José Mercês Neto.
 
Formado por 32 integrantes de 16 entidades, o CDIC é operado atualmente por dez câmaras setoriais – passando esse número para onze com o lançamento da Câmara de Feira de Santana - e seis transversais, que atuam como fórum de diálogo permanente entre o setor público, empresas privadas, representantes do terceiro setor e universidades.

Fundado em 1961, o Conselho de Desenvolvimento Industrial, hoje, Conselho de Desenvolvimento Industrial e Comercial teve um papel relevante para o crescimento e consolidação da economia baiana. 

Ele foi responsável pela criação de um importante programa governamental de fomento, gerando incentivos fiscais que possibilitaram diversos empreendimentos no estado como o Polo Industrial de Camaçari, o Centro Industrial de Aratu e o Centro Industrial do Subaé.

O CDIC teve suas atividades paralisadas em 1991, mas foi reativado pelo governador Jaques Wagner em 2010, contribuindo com opiniões sobre a formulação e a implementação das políticas públicas relacionadas às atividades econômicas, além de definir diretrizes para o setor e avaliar o resultado das ações.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

SugestĂŁo de Pauta

Envie sua sugestĂŁo para nossa assessoria

Gabinete BrasĂ­lia
1ÂȘ Avenida, nÂș 130 - C.A.B. PrĂ©dio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nÂș 333 - KalilĂąndia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. LuĂ­s Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323