Deputados aprovam investimento de R$ 600 milhes para Mobilidade Urbana

O valor será aplicado em projetos e ações que melhorem a mobilidade nos grandes centros urbanos da Bahia

Os deputados da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovaram, por unanimidade, nesta terça-feira (14), o Projeto de Lei nº 19.925/2012 que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito interno junto à Caixa Econômica Federal no valor de até R$ 600 milhões. A quantia deverá ser empregada na execução de empreendimentos integrantes do PAC Mobilidade Grandes Cidades.

Segundo o Ministério das Cidades, o programa “objetiva requalificar e implantar sistemas estruturantes de transporte público coletivo, visando a ampliação da capacidade e promovendo a integração intermodal, física e tarifária do sistema de mobilidade nos grandes centros urbanos”.

Em Salvador, o impacto do investimento está voltado, sobretudo, para o transporte rodoviário e para a 2 etapa do metrô. O objetivo é preparar a cidade para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014. Para o líder do governo na casa, deputado Zé Neto (PT), a aprovação do projeto foi uma vitória:

“Cumprimos duas etapas importantes para o Estado, tanto do ponto de vista da acessibilidade, como do ponto de vista do desenvolvimento social e estamos cumprindo nosso papel parlamentar e honrando nosso mandato. Não deixo de agradecer a bancada que, como todos sabem, num processo eleitoral há um esvaziamento da casa, mas que vem cumprindo o seu papel por duas semanas consecutivas”, enfatizou Zé Neto.

Durante a tramitação na Assembleia Legislativa, o projeto havia sofrido apanas uma alteração: foi incluída uma emenda que exigia que o poder executivo destine parte do empréstimo, obrigatoriamente, para as obras do metrô de Salvador.

O relator do projeto foi o deputado estadual Cacá Leão (PP), que exaltou a decisão da casa e vetou a emenda: “sinto-me honrado em ser o relator de tão importante projeto, mas considero desnecessário, e por isso veto, a emenda sugerida. Desde já, voto pela a aprovação do projeto”, disse.

Jac Motors - Os deputados aprovaram, também, a criação do Grupo Executivo para acompanhamento da implantação do projeto da Jac Motors Brasil no Estado da Bahia, que será responsável pela geração de mais de 3 mil empregos diretos no Estado. A equipe, composta por seis servidores, será responsável por acompanhar e supervisionar o processo de implantação do projeto e estará vinculada à Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323