A Cadeia Produtiva do Sisal será discutida no I Encontro Baiano de Produtores do Sisal, que acontecerá na cidade de Conceição do Coité no dia 12 de julho, das 8 às 17h, no Centro Comunitário da Igreja Católica, que está situada na rua do Padre, s/n.
A inciativa surgiu após uma reunião na Secretaria de Agricultura, no dia 12 de junho, onde o secretário Geraldo Simões, representantes da cidade de Coité e o deputado Zé Neto trataram do assunto.
O objetivo deste encontro é integrar produtores do sisal com os novos investimentos do governo para o setor, além de discutir as perspectivas para a Cadeia do Sisal. Na oportunidade também serão tratados os seguintes temas: infra-estrutura para a criação de um Pólo do Sisal; recuperação e verticalização da produção, implantação do Centro Tecnológico da Região, modernização e proteção do trabalho e financiamento.
As inscrições são gratuitas e acontecerão no local, pouco antes do evento. A programação será divulgada dentro de alguns dias.
O deputado Zé Neto destaca o importante papel da Cadeia Produtiva do Sisal. “ A cadeia é imprescindível para a economia baiana e vinha se desenvolvendo sem uma maior atenção do Poder Público, agora, no Governo Wagner a sinalização é positiva para a organização, fomento, produção e ampliação desse importante pólo gerador de empregos e riqueza para a Bahia”, pontua.
Cadeia do Sisal
De acordo com dados da Seagri, a Cadeia Produtiva do Sisal gera 700 mil empregos na Região Nordeste, que possui 35 mil propriedades de Agricultura Familiar. A Bahia se destaca pela maior produção de sisal e os municípios baianos que produzem em maior quantidade são: Conceição do Coité, Campo Formoso, Valente, e Retirolândia.
Atualmente, 62% da utilização do sisal é destinada à fabricação de cabos e cordas. Uma das discussões gira em torno do desenvolvimento de um projeto que altere a dinâmica da utilização do sisal. "Deveríamos ir além de cordas, cabos e artesanato, podemos diversificar o uso do sisal para outras coisas", avalia o secretário Geraldo Simões.
Além disso, existem problemas relacionados à Cadeia Produtiva que precisam ser combatidos, como, por exemplo, o preço com ciclo de declínio e o aumento da Podridão Vermelha.