Líder de governo discute sobre seca, reajuste salarial e atuação do Legislativo baiano

Zé Neto (PT) explicou e opinou sobre temas polêmicos

Em entrevista ao programa Ligação Direta, da rádio Nova Salvador, o líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Zé Neto (PT), respondeu às perguntas feitas pelos apresentadores e ouvintes sobre temas de interesse social. O parlamentar apresentou os principais projetos aprovados pelo Legislativo baiano, falou sobre a seca que atinge o Estado, a ampliação do Pronatec e os reajustes salarias para professores e policiais.

SECA - Quando questionado sobre as ações que estão sendo realizadas pelo governo do Estado para combater a seca na Bahia, o deputado Zé Neto foi enfático ao afirmar que “esse é um ponto prioritário para o nosso governo, mas não podemos esquecer que a principal questão não é combater a seca, mas aprender a lhe dar com esse fenômeno que existe no Estado há anos”, disse.

O parlamentar citou o programa Água para Todos, do governo estadual, como um exemplo do esforço engendrado para o enfrentamento à seca na Bahia. O Programa articula a execução de um conjunto de ações para garantir tanto o acesso à água em quantidade e com qualidade, como sua permanência ao longo do tempo, com recursos dos governos estadual, federal e investimentos internacionais.

“Nós fizemos uma ampliação do Água para Todos que hoje beneficia mais de três milhões de baianos. Tinha gente que não sabia o que era água limpa para beber e nós fizemos uma intervenção importante. Além disso, mais R$ 2 milhões estão previstos para serem investidos em fornecimento de água e saneamento básico” disse.

O deputado lembrou ainda dos programas federais como o Bolsa Família - que garante uma renda mensal para famílias carentes - e o Garantia Safra - que disponibiliza linha de crédito para pequenos agricultores que perderam parte ou a totalidade da safra – como importantes ferramentas de auxilio à população.

“Em Feira de Santana, por exemplo, foram distribuídas três carretas de milho para os pequenos agricultores para que pudessem alimentar os animais. Vamos distribuir mais duas. Estamos caminhando para dar estruturação àquele produtor que perdeu a produção”, afirmou Zé neto.

PRONATEC - Na oportunidade o deputado aproveitou para destacar os investimentos do governo do Estado em cursos de capacitação e qualificação profissional. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi apontado como referência.

“O Pronatec já é uma realidade na Bahia. Ele casa os interesses da indústria e do comércio com a formação de jovens. No começo de 2007, havia apenas 4 mil estudantes matriculados em escolas técnicas. Hoje temos mais de 60 mil alunos nesta rede”, lembrou o parlamentar.

ALBA - A atuação do Poder Legislativo da Bahia durante o período eleitoral foi outro ponto debatido no encontro. O esvaziamento da casa foi apontado pelo líder de governo como algo inevitável, mas ele lembrou que isso não impediu a realização de todas as sessões ordinárias, além da votação de projetos cruciais para o Estado.

“É um absurdo achar que num período eleitoral os deputados não vão se envolver politicamente, até porque em processo democrático isso é necessário. As pessoas pensam: os deputados ficam só dentro da Assembleia ou também fazem interlocuções sociais? Os deputados fazem as duas coisas, eles têm que estar na Assembleia, mas tem também que estar nas suas bases, levantando os problemas, quando não é de governo, para questionar, e quando é de governo, para resolver. A Assembleia Legislativa da Bahia funcionou a contento” enfatizou, Zé Neto.

Salários - O parlamentar finalizou a participação no programa Ligação Direta apresentando os principais projetos aprovados na Assembleia Legislativa. Dentre eles, destacou o reajuste salário para professores e policiais.

Zé Neto explicou que o governo da Bahia havia firmado um acordo com os professores em novembro de 2011, mas, devido as determinações do Ministério da Educação, a categoria resolveu questionar os valores acordados, o que provocou o impasse.

“Em oito anos de governos anteriores os professores tiveram 3,28% de reajuste em cima da inflação. Em seis anos e três meses do nosso governo vamos chegar, em março de 2013, à 54% de reajuste para a categoria. No dia 24 de novembro fizemos um acordo com os professores, elaboramos e votamos uma lei para garantir o reajuste, mas quando chegou em fevereiro de 2012 o MEC mudou e disse que o novo reajuste seria de 22%, como o orçamento da Bahia já estava fechado, isso provocou um impasse”, esclareceu o deputado.

No caso dos policiais, o reajuste salarial sempre esteve à frente do que a categoria conseguiu em outros governos. Segundo Zé Neto, as GAPs devem elevar o ganho real dos policiais para 101,6% acima da inflação.

“Em oito anos de governos passados a categoria teve reajuste de 20,1%. Isso nos permite dizer que fizemos uma grande transformação social acompanhada de uma transformação profissional, porque tanto os professores como os policiais tiveram o plano de carreira reformulado” garantiu o parlamentar.

A entrevista aconteceu na última quarta-feira (24), na sede da emissora da rádio Nova Salvador, no bairro  de Pernambués. Veja a galeria de fotos

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323