Bancadas de governo e de oposição na AL se reúnem com técnicos da Agersa, antes da votação

Líder da bancada da maioria, Zé Neto presidiu a mesa; PL que cria a Agersa será votado hoje

Os deputados da Assembleia Legislativa da Bahia participaram, na manhã desta quarta-feira (21), de uma reunião para esclarecer dúvidas sobre o Projeto de Lei 19.964/2012, que dispõe sobre a criação da Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa). A matéria teve votação adiada na semana passada por que a bancada de oposição ainda tinha dúvidas quanto ao PL.

Por isso, o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Zé Neto (PT), convidou o comissário-geral da Comissão de Regulação dos Serviços Públicos de Saneamento Básico da Bahia (Coresab), Raimundo Filgueiras, para esclarecer o tema.

“Cumprimos o que estava acordado com a oposição. Trouxemos o doutor Raimundo Filgueiras e pedimos que fizesse um encaminhamento técnico em relação a criação da Agersa. A reunião foi por demais esclarecedora, todos tiveram tempo para fazer suas colocações e o palestrante, por sua vez, respondeu tudo o que foi inquirido” afirmou Zé Neto.

Segundo o documento, a Agersa vai regularizar e fiscalizar os serviços públicos de saneamento básico oferecidos à população baiana, além de estabelecer padrões e normas para a adequada realização das atividades e para a satisfação dos usuários. Ao órgão caberá ainda assinar convênios de cooperação e contratos de programa com os governos dos municípios da Bahia.

Para o comissário-geral da Coresab - órgão que será substituído pela Agersa - Raimundo Filgueiras, a regulação colabora para inibir o poder de quem detém o monopólio do serviço e ajudar a dirimir conflitos entre usuários e prestadores.

“A Coresab é uma estrutura frágil. Precisamos ter uma política pública de saneamento e esgoto mais forte e influente. A Agersa, como órgão fiscalizador, não é um órgão de defesa do usuário, mas de defesa e fiscalização de contratos”, garantiu Raimundo Filgueiras.

A estrutura será constituída de um conselho consultivo – responsável por estabelecer diretrizes e elaborar políticas públicas que atendam a demanda – uma diretoria - divida em três esferas (Geral, Normatização e Fiscalização) e cujos dirigentes serão indicados pelo governador – e uma ouvidoria – setor autônomo e que prestará esclarecimentos sobre o próprio órgão.

O deputado Zé Neto encerrou o encontro lembrando da votação que acontecerá na Casa ainda nesta quarta-feira (21). “Nos alinhamos e conseguimos, no que foi possível, contemplar os questionamentos da oposição. Hoje a tarde teremos a votação do projeto e espero que nós possamos criar a Agersa dentro dos parâmetros técnicos da lei federal e que possa garantir mais participação da sociedade na construção das políticas relacionadas a regulação e, especialmente, ao saneamento” disse.

Veja fotos da reunião clicando aqui.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323