Via Bahia no comparece a Audincia Pblica para tratar das BRs 324 e 116

Proponente do evento, Zé Neto disse que vai novamente ao Ministério Público Federal, a ANTT e ao Ministério dos Transportes

“Ficamos na expectativa de que a Via Bahia viesse. Ninguém está pedindo favor a esta empresa, estamos pedindo que cumpra o que foi proposto”. Com essas palavras, o líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT), comentou o não comparecimento de representante da Concessionária de Rodovias Via Bahia na audiência proposta por ele com o objetivo de levantar as questões necessárias para o aprimoramento dos serviços prestados nas BRs 324 e 116.

A atividade seria realizada na manhã desta quinta-feira (13), mas teve que ser adiada.

O deputado disse que vai novamente ao Ministério Público Federal, revigorando as reclamações, dentre elas o descumprimento de cronogramas; o atraso nas obras de duplicação do Anel de Contorno de Feira de Santana; a cobrança de multas oriundas de placas de 60 km em estradas de alta velocidade, gerando mais de 30 mil notificações.

Zé Neto citou como exemplo a placa que fica entre o Clube de Campo Cajueiro e o  contorno do Parque de Exposições, em Feira. “Esta é mais uma pegadinha e uma fábrica de multa, do que uma forma de reduzir acidente. Se querem evitar acidentes, trabalhem mais para melhorar as ondulações nas estradas, que continuam muito acentuadas, e na duplicação do trecho da BR 116 até o Paraguaçu e nos demais trechos que foram também postos como obrigatórios para serem duplicados”, disse o parlamentar.

De acordo com Zé Neto, o próximo passo é retomar a mobilização junto ao Ministério dos Transportes e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para intensificar a fiscalização do contrato com a concessionária.

“Nós já tivemos vários embates com a ViaBahia, inclusive já conseguimos, através do Ministério Público Estadual e do Ministério Público Federal, e com o apoio da Bancada do governo na Assembleia Legislativa, suspender o aumento de  tarifa. Se for para ficar nesse enrola-enrola, só nos resta suspensão do contrato”, disse o deputado ao afirmar que vai levar ao MPF as insatisfações que foram colhidas. Amanhã ele deve ter uma conversa sobre este tema com o Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e afiançou que vai solicitar a retomada ofensiva da fiscalização dos serviços prestados pela da Via Bahia.

Além disso, Zé Neto afirmou que a Via Bahia “gosta muito de engodo”, citando novamente  como exemplo o atraso das obras do Anel de Contorno de Feira e da duplicação da BR 116. “Eles alegavam que era por questões federais no Ministério do Meio Ambiente. Eu fui pessoalmente ver o assunto e não há nada disso. A maioria das questões ambientais é tratada na própria Bahia. Aí a ANTT, a quem nós vamos acionar, é que tem que fazer a parte de fiscalizar”, disse.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323