O governador da Bahia, Jaques Wagner e o secretário de Segurança Pública, César Nunes, entregaram às policias Civil e Militar, na manhã de segunda-feira, 21 de julho, 201 novas viaturas (110 automóveis, 23 peruas, 18 caminhonetes e 50 motocicletas). Os investimentos somam R$ 25 milhões destinados para delegacias da Polícia Civil e companhias independentes da PM na capital baiana.
Na solenidade, que aconteceu no Centro de Convenções de Salvador, o governador também anunciou a contratação de 3.200 novos policiais concursados, a nomeação de 161 novos agentes e escrivães e a realização de um novo concurso público para recompor o efetivo. “Além disso, vamos entregar mais 41 viaturas ainda este ano, reequipar as polícias e qualificar a mão-de-obra de mais de 800 profissionais”, informou.
Jaques Wagner ainda destacou que o combate à violência passa por uma combinação de ações, como o crescimento econômico, a inclusão social, a inserção da cultura em todos os setores da sociedade, dentre outras medidas.
O secretário de Segurança Pública, César Nunes, explicou que a padronização dos veículos (cores azul, branca e prata) das polícias vai reforçar a sensação de segurança e de presença policial nas ruas, além de ser parte do processo de integração entre as duas instituições. “Este é um esforço que estamos fazendo, dotando as instituições policiais de quipamentos novos que permitam um policiamento mais ostensivo e eficaz. Estamos ainda fortalecendo a capacidade investigativa da policia civil, a inteligência e a polícia técnica”, ressalta.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jorge Santana, anunciou que grande parte dos 3,2 mil PMs que estão em treinamento estará nas ruas a partir de outubro, até atingir a totalidade em janeiro de 2009. Para ele, o reforço no efetivo vai ajudar a reduzir os índices de violência a médio e longo prazo.
Além do deputado estadual Zé Neto, estiveram entre os presentes, deputados federais, o ex-governador Waldir Pires, deputados estaduais, 1,2 mil futuros policiais, integrantes do alto escalão da PM, Polícia Civil e os 161 novos agentes e escrivães.
FEIRA DE SANTANA
Segundo o secretário César Nunes, a segunda maior cidade do estado, Feira de Santana, receberá 20 novas viaturas do montante de 201 que será distribuída para todo o estado. Quanto ao aumento no número de efetivos, Nunes disse que estão sendo treinados novos policiais na própria cidade.
Para o deputado estadual Zé Neto, que participou do evento e tem realizado seminários sobre Segurança Pública em diversos municípios baianos, o último sendo realizado na Ilha de Itaparica, este é um momento de realização de um projeto. “No primeiro ano de governo estávamos arrumando a casa e eliminando distorções históricas no âmbito salaraial das duas polícias. Agora, conhecendo mais profundamente as dificuldades e dialogado com a sociedade baiana, estamos levando ao povo baiano, uma nova prática da Segurança Pública”, enfatiza.
VÁ NA PAZ
Na oportunidade, foi mostrado o vídeo da campanha voluntária Vá na Paz, contra a violência na Bahia. As peças publicitárias, que começaram a ser veiculadas desde o dia 5 de julho, levam a imagem de diversas personalidades baianas como Katê e Fredd Moura da VoaDois, Adelmo Casé, Alexandre peixe e Margareth Menezes, entre outros que apoiaram a campanha cujo tema é Vá na Paz.