O Instituto Gujão e a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (Urfb) assinaram na tarde da última quarta-feira, 23 de julho, um convênio de Produção Animal e de Cooperação Técnica, Científica e Cultural. O evento, que aconteceu no Campus da Universidade, em Cruz das Almas, contou com palestras durante toda a tarde.
Para o empresário Carlos Augusto Pimenta da Silva, conhecido como Guto, o convênio é muito importante para a Avicultura do estado. “Este é o início de um trabalho que pretendemos desenvolver na Bahia, principalmente por conta do convênio que foi assinado hoje entre o Instituto Gujão e a UFRB, para fins de pesquisas científicas, colaboração cultural e outros aspectos”, destacou.
De acordo com Guto, o convênio consiste em reunir a experiência de 25 anos de sua empresa e seus técnicos e jutar ao conhecimento dos professores da universidade, em busca do desenvolvimento da Avicultura em todo o estado.
“A Gujão é uma empresa que está ligada à comercialização de aves para os pequenos abatedouros e com isso, existe uma preocupação de toda a classe, aqui representada pela Associação Baiana de Avicultores (ABA) e a Associação Baiana de Pequenos Abatedores (Abapa) em encontrar uma maneira de viabilizar a atividade no estado, principalmente, atendendo às exigências da Adab”, ressaltou Guto.
Para o reitor da Ufrb, Paulo Gabriel, é preciso um maior envolvimento entre a Avicultura e os porfessores da istituição. “O recôncavo possui uma cadeia produtiva sólida na área da avicultura e a universidade tem um distanciamento desse setor, pois conta com poucos professores que trabalham no setor, porém, sem uma articulação mais institucional. O convênio ajudará no desenvolvimento de tecnologias para os agricultores e também nas pesquisas”, informou.
Paulo Gabriel ainda agradeceu a presença do deputado estadual Zé Neto, que participou do evento e foi testemunha do convênio assinado. “Quero agradecer a importante participação do deputado Zé Neto nesse processo, na medida em que ele busca fazer essa ligação, sempre que pode, entre o setor produtivo e a universidade”, disse.
Palestraram no evento, o professor da Ufrb, Ricardo Duarte Abreu; o diretor da Abapa, Marcelo Plácido Correa; o diretor de Inspeção da Adab, Willadesmon Santos; o assessor para Parcerias Institucionais da Ufrb, Clóvis Pereira Peixoto e a professora da Ufrb, Maria do Carmo Marques Costa. Estiveram presentes mais de 150 representantes de pequenos abatedores da Bahia.
Para o deputado Zé Neto, a busca de tecnologia e envolvimento com a Ufrb vai dar o tom de uma parceria que aponta para um destino muito mais próspero para essa cadeia produtiva para o povo baiano e para o Brasil. “ Não vou medir esforços para junto ao governo do estado, buscar o desenvolvimento para concretizar os planos aqui esborçados e já em curso”, destacou.