Especialização de professores de Educação Profissional tem 1.620 vagas

O objetivo é a valorização dos professores e gestores estaduais que atuam na área

O Governo do Estado está oferecendo 1.620 vagas gratuitas para o curso inédito de Especialização em Metodologia de Ensino para Educação Profissional a ser desenvolvido pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) mediante convênio firmado com a Secretaria da Educação. O objetivo é a valorização dos professores e gestores estaduais que atuam na área.

A especialização tem o propósito de qualificar os professores em efetiva regência de classe (licenciados e bacharéis) que atuam nos Centros Estaduais, Centros Territoriais de Educação Profissional e unidades escolares da rede estadual que oferecem Educação Profissional.

O curso, que teve o currículo elaborado em conjunto pela Superintendência de Educação Profissional da Secretaria da Educação (Suprof) e o Departamento de Educação da Uneb, será ministrado nos nove polos formativos - Alagoinhas, Barreiras, Irecê, Itabuna, Juazeiro, Salvador, Serrinha, Valença e Vitória da Conquista. A previsão é de 450 horas/aula, sendo 300 presenciais e 150 a distância, com atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem - Plataforma Moodle, Uneb.

As aulas estão previstas para serem iniciadas ainda neste mês. Todos os centros e unidades escolares que oferecem Educação Profissional serão beneficiados com vagas, de forma proporcional, segundo critérios estabelecidos no Edital da Uneb.

Clique aqui e baixe o edital de inscrição

Outras especializações

Este é apenas um dos cursos de pós-graduação que o Estado da Bahia está viabilizando em parceria com diferentes instituições do país e com o Ministério da Educação, voltados a professores e gestores da Educação Profissional. Já são 14 gestores fazendo especialização fora do Estado, sendo 11 em Gestão de Escolas de Educação Profissional Tecnológica, promovido pelo MEC em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e três em Especialização em Turismo e Hospitalidade, também organizado pelo MEC em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IF Ceará).

Neste último, as turmas serão iniciadas em fevereiro. Outros quatro gestores estão cursando o Mestrado Profissional em Gestão da Educação Profissional, na Escola de Administração da Ufba, também mediante convênio com o MEC. Mais 60 vagas de outra Especialização para Gestores da Educação Profissional serão abertas devido ao convênio com a Uneb.

Qualidade pedagógica

Para o superintendente de Educação Profissional, Almerico Lima, ao mesmo tempo em que estes cursos valorizam os professores, também contribuem para melhorar a qualidade pedagógica da Educação Profissional, uma vez que todos os centros e unidades serão contemplados com vagas.

Segundo o superintendente, as especializações e mestrado possibilitam maior efetividade social, eficiência e eficácia na Educação Profissional, sobretudo, devido à complexidade da gestão administrativa, financeira, técnica e pedagógica dos centros e dos cursos.

Para Almerico Lima, esta ação “vem garantir o compromisso com a educação pública, assumindo o desafio de desenvolver processos formativos e pedagógicos que transformem a práxis pedagógica dos educadores na medida em que busca habilitar, ainda mais, profissionais com capacidade teórica, técnica, política e ética para lecionarem nos centros e unidades escolares da rede”.

Nesse sentido, anunciou que outros convênios deverão ser firmados com o Instituto Federal Baiano (IF-Baiano), e com as universidades públicas visando à atualização técnica dos professores. “O grande desejo da categoria e também o nosso é o concurso público que, dentre outras coisas, possibilitará a oferta de mais cursos para os professores”.

O superintendente ressaltou ainda que os cursos fazem parte da política pública de Educação Profissional que busca possibilitar que jovens, adolescentes e adultos sejam favorecidos com uma formação de maior qualidade para que se beneficiem do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado e tenham maiores chances de uma inserção cidadã no mundo do trabalho. Além disso, objetiva também a formação continuada de professores.

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