Conab realiza reunião para discutir a cadeia de produção do sisal

Na próxima sexta-feira, 8 de agosto, a discussão do sisal para aprimorar o processo de compra acontece em Valente

A partir de negociação realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a Casa Civil do governo da Bahia, os produtores do sisal receberam uma boa notícia. Agricultores dos municípios de Conceição do Coité, Campo Formoso, Retirolândia, Santa Luz e Valente receberão R$ 0,99 por cada quilo da fibra bruta do sisal.

A retomada da compra do produto por parte do estado vai garantir a aceleração da economia nos municípios e trará fôlego para que a Cadeia do Sisal receba investimentos. Para isso, o governo baiano pretende relançar o Programa de Apoio à Lavoura Sisaleira.

Um dos pontos decisivos para ampliar esse debate foi o I Encontro do Sisal, realizado em Conceição do Coité, no dia 12 de julho, por iniciativa do deputado estadual Zé Neto. O parlamentar participou de algumas reuniões sobre o tema na Secretaria de Agricultura, realizou o evento e apresentou as demandas ao estado.

“A partir do encontro, percebemos a dificuldade enfrentada pelos agricultores em municípios onde 90% de sua economia está relacionada ao sisal. A sobrevivência de algumas cidades está justamente na produção da fibra de sisal, que aliás, é utilizada em muitos objetos e poucas pessoas sabem disso”, explica Zé Neto.

O deputado acrescenta que levou a experiência vivida em Coité ao conhecimento da secretária da Casa Civil, Eva Chiavon, onde pediu especial atenção do governo para alavancar a produção e comercialização do sisal. Para o parlamentar esta é mais uma conquista para o povo baiano e, principalmente, para a agricultura do estado.

REUNIÃO

Com o intuito de aprimorar e ampliar o processo de compra do sisal realizado pelo governo federal, com o apoio do governo estadual, no sentido de garantir preço mínimo aos produtores rurais, a Conab realiza na próxima sexta-feira, 8 de agosto, uma reunião com produtores e órgãos envolvidos com a agricultura no estado, como Ebda, Seagri, Adab e outros. O evento acontecerá na Casa da Cultura, na cidade de Valente, a partir das 9h30min.

“Todos os municípios produtores do sisal estão convidados. Vamos tratar da comercialização do sisal bruto pelos produtores rurais, através dos instrumentos da Política de Garantia de Preços Mínimos da Conab/Mapa”, informa a superintendente estadual da Conab, Rose Pondé.

De acordo com Rose, foi após alguns debates sobre o assunto e, principalmente no I Encontro do Sisal que ela percebeu a necessidade de ampliar a participação dos produtores para que eles tenham o benefício de comprar a preço mínimo.

BAHIA

O estado baiano responde por 95% da fibra de sisal produzida no país. De acordo com dados do IBGE, a Bahia possui 277 mil hectares de área plantada, dos quais 63% pertencem a agricultores familiares e esta atividade envolve cerca de 700 mil pessoas em 35 municípios do semi-árido baiano.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323