O ex-governador da Bahia e ex-ministro da Defesa, Waldir Pires, recebeu na última quinta-feira, 07 de agosto, em Sessão Especial na Assembléia Legislativa da Bahia, o título de “Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira”. Criado em 1993, o título é concedido aos baianos reconhecidamente dedicados às causas nobres, humanas e sociais que tenham resultado no desenvolvimento político e sócio-econômico da Bahia.
A proposta foi da deputada Marizete Pereira (PMDB), que justificou: “A vida de Waldir Pires encerra todos os argumentos para a concessão da medalha João Mangabeira. Ele sempre foi incansável na sua luta pela liberdade e justiça social”, disse.
Waldir, com 82 anos, agradeceu o título e se emocionou ao lembrar de sua esposa, Yolanda Pires, falecida em 2005, com quem foi casado 54 anos. Em seu discurso de 30 minutos, o ex-governador repassou sua vida pessoal e reafirmou suas posições políticas – voltadas para a justiça social, para a redução das desigualdades e apontando soluções para dilemas ainda existentes.
Para o governador Jaques Wagner, Waldir Pires é uma referência. “Foi uma merecida e bonita homenagem nestes tempos de aridez, porque como cidadão e como homem público ele sempre pensou no bem coletivo e não em vantagens pessoais. Eu não poderia estar ausente”, declarou.
Estiveram presentes parentes, o presidente Marcelo Nilo, a deputada Marizete Pereira, o ex-governador Roberto Santos, o presidente da ABI, jornalista Samuel Celestino, os chefes das procuradorias Geral de Justiça e do Estado, Lidivaldo Brito e Rui Moraes Cruz, o conselheiro do TCE, Filemon Matos, a representante da Controladoria Geral da União, Mariana Soares, o comandante do II Distrito Naval, Almirante Arnon Barbosa, a chefe da Defensoria Pública, Tereza Cristina Almeida, o presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi, amigos, ex-colaboradores e contemporâneos de Waldir Pires, além de admiradores do político como governador. O único candidato a prefeito presente foi Walter Pinheiro (PT).
Segundo o deputado Zé Neto, não se trata de uma homenagem apenas, mas de um reconhecimento. “Waldir é um símbolo na luta pela igualdade, fraternidade, democracia na Bahia e no Brasil. Ele não é apenas um marco, um referencial, Waldir é farol, energia para seguir. É a segurança de que na política há muitas coisas boas”, pontuou.
BIOGRAFIA
Waldir Pires nasceu em 21 de outubro de 1926, na cidade de Acajutiba (BA). Em 1954, iniciou sua vida parlamentar como deputado estadual. A convite do presidente João Goulart, assumiu em 1963 o cargo de Consultor-geral da República, elaborando a Lei de Remessa de Lucros e Dividendos e a Lei de Reforma Agrária. Paralelamente, era professor de Direito Constitucional da Universidade de Brasília. Com o golpe militar de 1964, foi para o exílio no Uruguai e de lá para França, onde voltou a exercer o ofício de professor de Direito.
Em 1974, em plena ditadura, retornou ao Brasil e em 1985 foi nomeado ministro da Previdência Social no governo Sarney ( que sucedeu ao presidente Tancredo Neves) , zerando as contas da Previdência. Em 1986 foi eleito governador da Bahia. Com a vitória de Lula em 2002, foi convidado para assumir a Controladoria-Geral da União (CGU), criando o Portal da Transparência, onde o cidadão pode acompanhar e fiscalizar os gastos públicos. Em 2006, assumiu o Ministério da Defesa.