Líder do governo, Zé Neto participa de lançamento da campanha de carnaval

O objetivo é incentivar os foliões a denunciarem os casos de violência sexual e trabalho infantil

O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Zé Neto (PT) participou na manhã desta sexta-feira (1º) do lançamento da campanha de carnaval da Bahia. O tema da folia este ano será o enfrentamento a violência sexual e o trabalho infantil. A campanha “Salte sua voz” pretende incentivar os foliões a denunciarem esses crimes através do Disque 100.

Durante o evento, foi apresentado o material de divulgação da campanha: baner, vídeos, panfletos, spots de rádio, abano de carnaval e lixo de carro. Os foliões que forem retirar os abadás, também, receberão um folheto informativo. O governador Jaques Wagner lembrou que o explorador sexual nem sempre é uma pessoa desconhecida da vítima. “ A maior parte dos casos de violência sexual acontecem dentro de casa, é o marido, o padrasto, o vizinho ou algum outro conhecido” disse.

A ministra-chefe da Secretária de Direitos Humanos da Presidência da Republica, Maria do Rosário, participou do encontro e apresentou a campanha nacional de enfrentamento a exploração sexual de crianças e adolescentes. Segundo ela, o disque 100, telefone utilizado para o registro das denuncias, recebeu 16 mil ligações de baianos no ano passado.

“Isso não significa que o crime está crescendo, mas que a população está cada dia mais consciente sobre a importância de denunciar esse tipo de caso, de violência contra a criança. O governo da Bahia está de parabéns pela atenção e a solidariedade com o povo baiano. Gostaria de, na figura do deputado Zé Neto, agradecer a todos os deputados presentes aqui pelo empenho e dedicação empregados” disse a ministra.

A campanha estadual conta com a atenção e o envolvimento de diversos entidades públicas, como a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza da Bahia (Sedes), a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o Comitê de Enfrentamento às Violências Sexuais, o Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil (Fetipa)o Centro de Defesa da Criança e do Adolescentes (Cedeca) e o Ministério Público do Estadual (MPE).

“Fizemos uma grande rede e somos muito mais fortes que qualquer rede de tráfico e exploração sexual que exista. Com essas campanhas estamos dando um recado ao Brasil: que não é tolerado o tráfico de crianças para a exploração sexual ou qualquer atividade afim” enfatizou a ministra Maria do Rosário.

A ministra destacou ainda a importância dos Conselheiros Tutelares no processo e anunciou uma parceria com o Cedeca para a implantação de uma Escola de Conselhos que servirá para aprofundar o diálogo com a categoria. O encontro aconteceu na Fundação Luiz Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo da Bahia.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323