Otto Alencar e Z Neto visitam ferries e anunciam reformas e ampliaes no terminal de Mar Grande

Valor da requalificação do terminal é de aproximadamente R$ 1 milhão; Relatório da visita será encaminhado ao governador

O secretário estadual da Infraestrutura e vice-governador, Otto Alencar (PSD), e o deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT), acordaram cedo na manhã de hoje. A fim de verificar as condições da travessia, eles pegaram o ferry boat de 06h da manhã partindo de Salvador, a bordo do Pinheiro e, 50 minutos depois, chegaram em Mar Grande. Antes do Pinheiro receber três novos motores e passar por reforma completa, eles levariam 01h30 para fazer o mesmo percurso.

Em Mar Grande, o secretário e o deputado dialogaram com o prefeito da Ilha de Itaparica, Raimundo da Hora (PSD) e em seguida partiram para Vera Cruz, onde encontraram o prefeito Antônio Magno (PT).

Requalificação do terminal marítimo de Mar Grande

Em Mar Grande, Otto Alencar e Zé Neto, acompanhados por comitiva, anunciaram a requalificação do Terminal Marítimo de passageiros do local.

“Vamos alargar o terminal, a plataforma de embarque e desembarque e fazer uma cobertura e melhorar o receptivo. Será feita a dragagem do Terminal de Mar Grande, para melhores condições de tráfego no período de maré baixa. Chamei Zé Neto que gosta da ilha, veraneia e trabalha pela região para que junto possamos entregar esse relatório ao governador e atender o que ele determina para melhorar as condições”, disse o vice-governador Otto Alencar. O valor de investimento nesta intervenção será de aproximadamente R$ 1 milhão.           

“Passo a passo estamos fazendo a diferença na Ilha e buscando solucionar problemas históricos que nos foram entregues e não temos dúvida de que,  até o fim do ano, teremos uma grande revolução que por certo vai trazer mudanças super importantes para toda a economia, turismo, cultura da Ilha e regiões que dependem do transporte marítimo de lanchas”, assegurou Zé Neto.

Aporte financeiro às lanchas de Mar Grande

Ainda em Mar Grande, o deputado e o secretário puderam constatar que o investimento feito na regularização, licitação e adequação do sistema de transporte de lanchas permite que o mesmo funcione com muito mais segurança e conforto. Nos próximos meses, as Lanchas de Mar Grande, que fazem a travessia Salvador-Itaparica, receberão aporte do Estado, através da Desenbahia, que já está estudando uma linha de crédito para viabilizar a compra de mais lanchas e a melhoria das que já estão circulando. Vale lembrar que três novas lanchas já fazem parte do sistema transportando mais de 200 passageiros cada uma delas.

Após 30 anos funcionando sem nenhum tipo de regulação, no Governo Wagner as lanchas Mar Grande foram regularizadas. Atualmente, 13 embarcações estão em operação no Terminal de Mar Grande sendo geridas por duas empresas, com 60 horários normais e 30 extras na alta estação. Aproximadamente oito mil passageiros circulam pelo local diariamente.

10 ferries até o próximo verão

A partir deste domingo (04), cinco embarcações do Sistema Ferry Boat começaram a operar na travessia Salvador-Itaparica: Ivete Sangalo, Rio Paraguaçu, Pinheiro, Maria Bethânia e Anna Nery. O esquema será mantido até o próximo dia 18, para atender à demanda de passageiros antes, durante e após o Carnaval.

Zé Neto lembra que nos próximos 60 dias mais dois ferries serão reintegrados ao Sistema e, nos próximos quatro meses, o Ipuaçu já estará pronto. “Ficaremos com oito ferries e mais três serão comprados para que cheguemos ao próximo verão com, pelo menos, 10 ferries, sendo que três desses, com compra já autorizada pelo governador Jaques Wagner, com capacidade para 200 veículos e 2.000 passageiros. Isso, por certo, mudará todo o panorama da Ilha e de região, valorizando ainda mais esse importante patrimônio da Bahia”.

Para o deputado, as intervenções evitaram uma possível catástrofe.

“Fiz questão de vir com Otto visitar a Ilha, porque apoio plenamente sua atitude de fazer intervenção no Sistema Ferry Boat. Nós evitamos uma possível catástrofe e, quando executamos a intervenção, foi possível perceber que as embarcações estavam em péssimos estados. Descobrimos isso quando mudamos a empresa classificadora, responsável por enviar o relatório de inspeção à Marinha e ao próprio governo”, afirmou o parlamentar.

Comitiva

Além do secretário estadual da Infraestrutura e vice governador, Otto Alencar (PSD), e do deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT), fizeram parte da comitiva o diretor geral do Derba (Departamento De Infraestrutura de Transportes da Bahia), Saulo Filinto; o diretor de pesquisa sócio-econômica da Agerba, Bruno Cruz; o representante da Tecnocret Engenharia LTDA, Diógenes Alencar; o especialista em Obras Públicas do Derba, Ubaldo José de Brito.

Clique aqui e confira outras fotos.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323