Feira de Santana e região já contam com uma unidade da Fazenda da Esperança, projeto da Igreja Católica que visa, principalmente, a recuperação de dependentes químicos. A inauguração aconteceu no sábado (16/08), na localidade de Magalhães,
Além da presença das autoridades, compareceram à solenidade, internos de Fazendas da Esperança de outros estados brasileiros e também do exterior. Um dos momentos mais emocionantes do evento foi o relato de experiências vividas por feirenses que se recuperaram da dependência química em Fazendas da Esperança espalhadas pelo país e hoje são exemplos de perseverança para outros jovens espalhados pelo mundo.
Em seu discurso, o governador Jaques Wagner destacou a importância de entidades como a Fazenda da Esperança na recuperação de jovens dependentes químicos. “O tráfico de drogas é preocupante em todo o mundo, não apenas na Bahia ou no Brasil. Temos tratado o tema acima de política partidária. Sabemos que boa parte dos crimes cometidos no estado está ligada ao tráfico de drogas, mas não temos uma varinha de condão para resolver o problema com a rapidez que todos querem e que nós também queremos. Por isso temos que apoiar iniciativas como esta da Fazenda da Esperança, para recuperar nossos jovens e resgatá-los da dependência química, e gerando uma conseqüente redução de presos nas cadeias, nos presídios e também menos crimes”, destacou o governador.
O deputado Zé Neto, que desde o início se mostrou sensível ao projeto da Igreja Católica e intermediou as reuniões entre o arcebispo Dom Itamar Vian e o governo do Estado, esteve presente à solenidade e também falou sobre a iniciativa. “Nossos jovens precisam de apoio para se afastar ou sair do mundo da dependência química. A Fazenda da Esperança, tenho certeza, é uma grande alternativa para alcançar este objetivo, por isso desde o início me coloquei à disposição de Dom Itamar Vian como soldado nesta batalha. Fico feliz em ver que a semente brotou e se transformou em realidade”, acentua o parlamentar.
A FAZENDA
O projeto foi apresentado ao governador Jaques Wagner em fevereiro, pelo arcebispo Metropolitano Dom Itamar Vian, em companhia do Padre Pedro Brito, dos empresários Osvaldo Otan e Ederval Falcão, em audiência solicitada pelo deputado Zé Neto.
A Fazenda da Esperança é um projeto que existe desde 1983 e possui caráter social. Atende dependentes químicos, trabalha com famílias carentes e acolhe pessoas sem moradia, presta apoio aos portadores de HIV, dentre outras atividades. Vários centros iguais estão espalhados pelo mundo e 37 deles estão localizados em estados brasileiros.
A princípio, o projeto apresenta hortas, pomar, apicultura e áreas de lazer, onde todos os jovens acolhidos deverão trabalhar, além de acompanhamento feito por pedagogos e psicólogos, resgatando desta maneira, o sentido da vida, perdido pela maioria dos jovens que se envolvem com tóxicos. Esta é a primeira Fazenda da Esperança implantada na Bahia.