Encontro Empresarial Bahia Rssia debate aproximao comercial

"Depois da China, a Rússia começa prospectar investimentos em nosso estado e as possibilidades são enormes", disse o secretário James Correia

O potencial para atração de investimentos em áreas, como a agricultura, mineração, indústria e petroquímica, e a necessidade da aproximação comercial entre a Bahia e a Rússia – uma das dez maiores economias mundiais – foram o destaque do Primeiro Encontro Empresarial Bahia Rússia (foto), realizado ontem no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), em Salvador.
 
Organizado pelo Governo da Bahia, por meio das secretarias estaduais da Agricultura (Seagri), Indústria, Comércio e Mineração (Sicm) e para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia (Serinter), em parceria com a Fieb, o evento foi o primeiro de grande porte promovido com o Conselho Comercial Rússia-Brasil fora do eixo Rio-São Paulo.
 
Oportunidade – Segundo o titular da Serinter, Fernando Schmidt, o governo baiano quer a ampliação das relações comerciais com a Rússia, único integrante do grupo econômico de países formado também pelo Brasil, Índia, e China (Brics), que ainda não recebeu a visita oficial do governador Jaques Wagner. De acordo com ele, o encontro se mostrou como excelente oportunidade para o estreitamento das relações comerciais entre a Bahia e a Rússia.
 
Schmidt representou o governador no evento e disse que o comércio bilateral Bahia-Rússia ainda é incipiente e precisa ser ampliado. Segundo ele, no ano passado, as exportações baianas para a Rússia totalizaram US$ 3,9 milhões, enquanto que as importações somaram US$ 130,9 milhões.
 
Possibilidades – Os investimentos feitos pelo governo estadual para trazer empresas estrangeiras para o estado foram ressaltados pelo secretário da Indústria, Comércio e Mineração James Correia. Ele disse que os russos chegam num momento muito bom. "Depois da China, a Rússia começa prospectar investimentos em nosso estado e as possibilidades são enormes."
 
De acordo com o secretário, a Bahia tem grande potencial nas áreas da mineração, petróleo e agronegócio. Ele informou que proprietários da empresa russa Mast, acompanhados de geólogos, estiveram no município de Barreiras, no oeste baiano, para analisar a possibilidade de parceria na área de minérios.
 
O potencial baiano no agronegócio foi destacado pelo secretário da Agricultura, Eduardo Salles. Ele informou que empresas baianas já mantêm negócios com os russos, por meio da importação de fertilizantes e a exportação de calçados e derivados do sisal.
 
Perspectiva real para realização de negócios é destacada
 
Para o diretor do Conselho Empresarial Rússia-Brasil, Aleksander Medvedovsky, a Bahia é o primeiro estado brasileiro fora do eixo Rio-São Paulo com perspectiva real para realização de negócios. Segundo ele, o estado foi escolhido para o evento por apresentar grandes oportunidades para empresas estrangeiras de diversas áreas.
 
A vinda dos empresários russos ao Brasil foi planejada durante a visita da presidente Dilma Rousseff a Moscou, em meados de dezembro passado. No evento de ontem, além de conhecerem os aspectos da economia baiana e o potencial de investimentos no estado, eles apresentaram as oportunidades de negócios no seu país.
 
O vice-chefe do Escritório Comercial da Rússia no Brasil, Dmitry Burych, considerou a visita da presidente Dilma uma demonstração da concretização das relações bilaterais dos dois países. Já o vice-presidente da Fieb, Reinaldo Sampaio, destacou a importância do encontro entre representantes da Bahia e os empresários da Rússia.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323