Os 10 anos de governo do PT mudaram para melhor a histria do Brasil

Do ponto de vista histórico, é incontestável que esse momento é a melhor situação pela qual passa o nosso país, nossa democracia, nossa estabilidade institucional e nossa construção econômico-social. Como também é incontestável que nos últimos 10 anos de um governo que tem como protagonista maior no seu comando o Partido dos Trabalhadores, que com Lula e Dilma realmente fez e faz a diferença, o povo brasileiro passou a viver melhor e com mais dignidade e perspectivas.

Foram 10 anos e com um simples fechar de olhos podemos imaginar o que seria desse Brasil sem o governo do Partido dos Trabalhadores, sem o ex-presidente Lula, presidenta Dilma, sem o Bolsa Família, que beneficia hoje aproximadamente 14 milhões de famílias; sem o Fundeb; sem a política da inclusão de nossas crianças no ensino básico, que hoje atende a crianças de três anos sendo que há 10 anos os filhos dos pobres só podiam começar a estudar, praticamente, aos sete anos de idade.

Imaginar o que seria do nosso Brasil sem ter claramente uma política internacional, com a situação favorável de hoje, já que o governo do país não deve mais ao FMI, não tem mais que sair buscando, “com a cuia na mão”, migalhas deixadas pelos imperialistas e aqueles que comandam interesses nada produtivos da economia mundial, para não chamarmos de especulativos e estranguladores de nações. Como seria permanecer, nesse momento, vivendo o Brasil sem as políticas todas que fizeram nosso país deixar para trás a realidade de um país que, antes do governo Lula, investia R$ 400 milhões na recuperação de estradas em todo o país e hoje investe cerca de R$ 4 bilhões?

Como seria o Brasil sem a ampliação de todos os investimentos que foram feitos no SUS? O Brasil com um salário mínimo que passou a ser um sonho quando o PSDB almejava 100 dólares e hoje nós estamos com mais de 300 dólares, dando ganho substancial ao poder de compra de toda classe trabalhadora em nosso país?

É muito honroso lembrar as grandes conquistas sociais do processo da democracia, que hoje permite qualquer prefeitura acessar o serviço do SUS e tê-lo funcionando nos municípios; o próprio Bolsa Família, o Luz para Todos, que fez grande revolução no campo e também na indústria, porque quando levamos luz para o campo damos a todos aqueles que moram lá a condição de comprarem seus eletrodomésticos e, com isso, aquecer todo o panorama econômico da indústria brasileira.

Como não comemorar nesse instante os ares de republicanismo instalados no Brasil e há seis anos também na Bahia, onde os adversários passaram a ser apenas adversários e não inimigos que deveriam ser execrados da vida pública, perseguidos e deterioradas as suas vidas, inclusive pessoais? Temos muito, sim, o que comemorar, e muito sim o que agradecer ao ex-presidente Lula, que, com certeza, foi o grande timoneiro, levando ao mundo o Brasil que hoje não é só o Brasil da Copa do Mundo, das Olimpíadas, a ocupar a sexta economia mundial, quando antes, no governo anterior, ocupava a 12ª posição neste ranking.

Devemos lembrar que o Brasil deixou de ser o país do futuro e da esperança apenas para ser o Brasil da esperança de sempre conquistar mais. Mas, acima de tudo, o Brasil do presente, o Brasil que está acontecendo, que está permitindo que 35 milhões de pessoas migrem para classe média e possam ter mais sonhos e mais alvos para serem alcançados. O Brasil que vem permitindo que 40 milhões de brasileiros que saíram da miséria absoluta tenham não só tenham comida na mesa, mas expectativa de vida e condição de enxergar que a educação vem sendo transformada, com a triplicação no número de universidades e escolas técnicas e criação do piso nacional para os professores.

Poderia ficar horas escrevendo e lembrando as grandes e maravilhosas conquistas que nesses 10 anos fizeram justiça a todos aqueles que em 500 anos lutaram contra a opressão, contra o império de uma parte da elite dominante que não só aqui no Brasil, mas no mundo, pensa que vive sozinha, mas, acima de tudo, faz justiça àquela gente carente que, além de sonhar, agora coloca o pé na estrada. Valeu Lula. Valeu Dilma. Valeu a todos aqueles que acreditaram e acreditam na nossa caminhada, afinal os avanços conquistados por milhões de brasileiros na última década contou com a importante atuação da combativa militância e da base aliada que permitiram o primeiro operário e a primeira mulher chegarem à presidência do nosso país, consagrando um novo jeito de fazer política.

E lembremos: não teremos soluções mágicas. As dificuldades e enfrentamentos estarão postos todos os dias. Mas, ao completarmos 10 anos no comando dessa nação, os dividendos podem sim ser comemorados e as conquistas, com certeza, são grandes impulsionadoras de mais desenvolvimento, ampliação de expectativas e consolidação de uma civilização brasileira que tem cor, cheiro, pele, pernas, braços e cabeça, e que tem, acima de tudo, o sentimento de que esse Brasil está dando certo. 

E como bem disse o ex-presidente Lula quando se encontrou com Fidel Castro, em Cuba, “A ELITE NÃO GOSTA DE NÓS, NÃO É PELOS ERROS QUE COMETEMOS, É PELOS ACERTOS QUE COMETEMOS”.

  

 

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323