Cerca de 8,2 milhões de pessoas já foram beneficiadas pelo Programa Luz Para Todos, do Governo Federal, em todo o Brasil. Porém, muitos municípios baianos esperam a autorização do programa para receber o benefício. Para cobrar agilidade nas demandas já solicitadas, o deputado estadual Zé Neto visitou o Diretor Presidente da Coelba; Moisés Sales, na tarde da última terça-feira, 26 de agosto.
O deputado foi conferir os pedidos de eletrificação de 15 municípios baianos, dentre eles Candeal, Crisópolis, Macajuba, Pedrão, Anguera, Tanquinho, João Dourado, Água Fria, Conceição do Coité e Serra Preta.
Segundo Zé Neto, a Coelba tem atendido as demandas do Programa Luz Para Todos em todo o estado, mas é necessário, regularmente, fazer um acompanhamento das solicitações para obter respostas. "Às vezes viajamos para o interior e percebemos as necessidades da população. Fazemos o pedido aos órgãos envolvidos e depois temos que ter a certeza de que a comunidade foi atendida", disse.
A diretoria da Coelba garantiu agilidade nas demandas já aprovadas pelo Comitê Gestor Estadual do Programa Luz Para Todos, para que a execução dos serviços aconteça rapidamente, atendendo aos anseios das comunidades. Dentre os serviços autorizados, a Coelba garantiu prioridade para a localidade Sítio Pecuária, na zona rural do município de Crisópolis, onde existe uma Casa de Farinha e uma fábrica de fécula construída pela Associação de Ação Social em convêncio com a CAR, que não funciona por falta de energia.
Participaram da reunião além de Zé Neto e Moisés Sales, o gestor da área de Projetos e Orçamentos, Antonio Augusto Assis; o gerente do departamento de obras especiais, Hugo Machado Silva Filho e a assessora parlamentar, Manuela Oliveira.
LUZ PARA TODOS
O Governo Federal iniciou em 2004 o "Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica - Luz para Todos" com o objetivo de levar energia elétrica para a população do meio rural.
O Programa é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia com participação da Eletrobrás e de suas empresas controladas. A ligação da energia elétrica até os domicílios é gratuita.
As famílias sem acesso à energia estão majoritariamente nas localidades de menor Índice de Desenvolvimento Humano e nas famílias de baixa renda. Cerca de 90% destas famílias têm renda inferior a três salários-mínimos e 80% estão no meio rural. Por isso, o objetivo do Programa é levar a energia elétrica a estas comunidades para que elas a utilizem como vetor de desenvolvimento social e econômico, contribuindo para a redução da pobreza e aumento da renda familiar.
*Até o mês de julho deste ano o programa atendeu 1,3 milhão de pessoas na região Norte; 4 milhões de pessoas na região Nordeste; 1,6 milhão na região Sudeste; 671,3 mil pessoas na região Sul e 571,2 mil pessoas na região Centro-Oeste, totalizando cerca de 8,2 milhões de pessoas beneficiadas.
*Dados da Assessoria de Comunicação do Luz para Todos - MME