Atenção Básica em Saúde na Bahia contará com mais 572 médicos

Profissionais reforçarão a Estratégia de Saúde da Família em 193 municípios baianos

Esta segunda-feira (04) foi marcada pelo início das atividades dos 572 médicos inseridos na segunda edição do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica  - Provad – desenvolvido pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de estimular a expansão da Estratégia de Saúde da Família nas regiões do Brasil. Os profissionais selecionados atenderão 193 municípios do Estado, sendo orientados por técnicos da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

De acordo com o secretário da Saúde da Bahia, Jorge Solla, só no ano passado o Ministério da Saúde investiu cerca de R$ 190 milhões no Estado baiano, tornando possível a entrega de mais 600 novos postos de saúde. “Mais de 200 postos já estão em fase de construção e agora nós vamos começar mais uma etapa em que os municípios vão poder apresentar projetos para reforma, ampliação e construção. Acredito que até o mês de junho teremos o balanço de todos os projetos que vão ser aprovados”, concluiu Solla.

Através do Provab, os médicos receberão bolsa no valor de R$ 8 mil mensais por um período de um ano, que será paga pelo Ministério da Saúde, podendo ser prorrogada por mais 12 meses. Os profissionais também farão curso de Especialização em Saúde da Família oferecido por universidades públicas, além de receber uma bonificação de 10% para a Prova de Residência Médica no final deste ano.

“Sem dúvida nenhuma esse programa é extremamente bem-vindo.  Acho que os médicos sairão com a alma mais enriquecida com essa experiência. Estaremos dando todo suporte possível com o intuito de agregar valores a essa ação e, aqui na Bahia, com a supervisão e qualificação através da oferta de curso, crendo que estaremos ajudando a formar profissionais  com  um maior conhecimento da realidade baiana, que vão ajudar o povo baiano a superar problemas”, analisou o governador da Bahia, Jaques Wagner.

Na oportunidade, o deputado estadual líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT) parabenizou a ação dos governo estadual e federal e salientou a importância do programa que vai colaborar para a diminuição da demanda nos hospitais do Estado. “Tenho certeza que esse programa vai fazer muita diferença na Atenção Básica e na vida desses profissionais da saúde, mostrando a eles o seu real papel enquanto seres humanos para melhorar a vida dos outros . Boa parte da sobrecarga dos nossos hospitais vem da falta da Atenção Básica e da Atenção Ambulatorial. Por isso é preciso que nós cuidemos mais da vida, da prevenção, cuidemos mais da humanização dos nossos médicos, e principalmente da nossa gente que vive no interior do Estado”, disse Zé Neto.

Provab

Criado em 2011, o Provab tem como objetivo incentivar a ampliação da Estratégia de Saúde da Família (ESF) nos locais do país de maior vulnerabilidade, como áreas de extrema pobreza e periferias das regiões metropolitanas, populações ribeirinhas, quilombolas e indígenas. Salvador foi contemplada com o maior número de médicos na Bahia (96).

Confira as fotos do evento aqui!

 

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323