Artigo: A ponte Salvador-Itaparica liga o sonho dos baianos ao futuro

Autor: Zé Neto, deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia

Na terça-feira, dia 26, pela manhã, o secretário Estadual de Planejamento, José Sérgio Gabrielli, atendendo a convite da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa, nos trouxe esclarecimentos em relação a construção da Ponte Salvador-Itaparica, e um momento importante foi aferido com relação a esse grande projeto.
Esse marco histórico deve ser comemorado porque, pela primeira vez na história de nosso Estado, temos um projeto como esse tratado de forma democrática, ouvindo a todos e discutindo com a população, fazendo com que os fóruns municipais, estaduais e federais possam opinar nessa grande construção, que não significa apenas uma construção física, de locomoção de um município a outro. Essa ponte, sem nenhuma dúvida, é um dos mais importantes projetos da história deste Estado.

É um projeto que além de ligar Salvador à Ilha de Itaparica, ligará a capital à Região Metropolitana, à região Oeste, ao Baixo Sul, ao Recôncavo, ao Sul, encurtando o tempo de viagem entre vinte e quatro municípios e a capital. Enfim, é uma redução de percurso, uma otimização de logística, uma reformulação e ampliação da expansão da cultura deste Estado. A ponte Salvador-Itaparica tem previsão de início em 2014 e conclusão em 2018.

Esta ponte, hoje, faz parte de todo um processo de debate que é econômico, cultural, e que é extremamente social. Esse debate nos levará à consciência e à realização clara desse empreendimento. O governo está fazendo com que esse projeto não incorra nos mesmos erros que ocorreu com o Metrô, que, ainda hoje, depois de 12 anos do início das obras, o que deveria ser um dos mais importantes projetos de mobilidade urbana deste Estado, só agora, com a intervenção mais direta do governo do Estado e do governo federal é que começamos a enxergar uma luz no fundo do túnel.

A Ponte terá aproximadamente 12 km e intervenções com investimentos estimados em até R$ 7 bilhões. Por sua magnitude, tenho ouvido alguns questionamentos da oposição, especialmente no tocante à possibilidade de haver endividamento do Estado. Quero esclarecer que esse projeto, antes mesmo de ser carreado pelo governo do Estado, é um projeto do Estado da Bahia, do setor privado, e visa antes de tudo fazer com que tenhamos mais recursos federais e mais investimentos privados. Tenho certeza de uma coisa, que o menor dos recursos que será desembolsado será do governo do Estado, isso porque este modal de construção já está sendo objeto de realizações, como já aconteceu aqui na PPP da Fonte Nova e deu certo e, continuará fazendo parte do elenco das construções que queremos para o futuro deste Estado.

Quanto à contratação da consultoria McKinsey para o projeto de implantação da Ponte, esta foi objeto de extensa análise, que durou quase seis meses, entre técnicos da Secretaria do Planejamento e Desenbahia, sendo que foi avaliada a capacidade técnica de várias consultorias. A contratação de forma direta teve parecer favorável da Procuradoria Geral do Estado devido a notória especialização da empresa e a singularidade do projeto. A McKinsey, inclusive, já foi contrata por diversos órgãos e entidades públicas da mesma forma que aqui na Bahia, a exemplo da Prefeitura do Rio de Janeiro, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Petrobrás, Governo do Estado de Minas Gerais e BNDES e é referência mundial em projetos de alto impacto para o setor público com vasta experiência em projetos de desenvolvimento urbano, infraestrutura, imobiliário e pesquisas.

Temos que compreender, nesse instante, que o turismo, a indústria, todas as pequenas economias que circundam o Baixo Sul, o Recôncavo, a região Oeste, e Sul também se interessam pelo projeto. Esse projeto é realizado a muitas mãos. O governador Jaques Wagner teve a grandeza de buscar com determinação a realização desse sonho, que é construir essa ponte para o futuro do nosso Estado.Todos os estudos já foram realizados e o governo trabalha para que no primeiro trimestre de 2014 o processo licitatório seja iniciado.

Para mim um dos pontos mais importantes sobre a construção da Ponte Salvador- Itaparica é o poder de ela ser um grande catalisador de novos recursos. Catalisador de novas coragens, de novos empreendimentos, de novas dimensões econômicas, de ser um instrumento que vai interligar vários pontos da Bahia e que vai transformar a logística de todo o Estado e toda a produção.
Este é o grande desafio dos baianos, o grande desafio do nosso tempo para que possamos alavancar com muito vigor a condição que a Bahia sempre teve na história do Brasil. Foi aqui que o Brasil nasceu, foi aqui que lutamos por independência, que lutamos contra a escravidão, foi aqui que grandes irrupções históricas aconteceram por conta da ousadia do povo baiano. E essa ousadia do povo baiano está traduzida na grande construção que vai de fato mudar os destinos, a história e os sonhos dos nossos baianos e do nosso Estado.

 

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