Taxa de homicdios em Feira cai mais de 50% no primeiro trimestre de 2013

“Agradeço a cada policial, cada comandante, cada quadro das duas polícias pelo empenho e a determinação para melhorar as condições da sociedade”, destaca o deputado Zé Neto

Os dados divulgados pelo Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL) apontam que, nos primeiros três meses de 2013, o número de homicídios e lesões corporais seguidas de morte em Feira de Santana teve uma queda de 51,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2012 foram registrados 137 assassinatos entre janeiro e março, já este ano, o número caiu para 67.

A queda se deve, principalmente, à eficiência da atuação desenvolvida no âmbito do “Pacto Pela Vida”, programa do governo Estadual que, entre outras ações, entregou, em janeiro deste ano, o Centro Integrado de Comunicação (Cicom). Com o objetivo de centralizar as comunicações das polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros, o centro conta com um sistema de equipamentos modernos, como rádios fixos, veiculares e portáteis, e concentra as chamadas do 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros). O Cicom atende, além de Feira, chamados dos moradores de outros 16 municípios da região.

Em entrevista, o comandante do 1° CPRL, coronel Adelmário Xavier, enfatizou que o empenho do Estado em atender às demandas da Polícia teve um papel fundamental para esta redução e lembrou que o aumento da frota das viaturas de duas e quatro rodas – entregues no final do ano passado – resultou na melhoria das condições de trabalho dos policiais. “Isso é muito bom, a partir do momento que o Governo Estadual atendeu essa solicitação, a PM pode agir com mais eficiência”, comemorou.

O coronel também agradeceu ao governo estadual e ao deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT), pelo empenho em resolver as questões da Segurança Pública na cidade. “Eu e todos os Policiais Militares estamos agradecidos ao Governo Estadual pelo atendimento, e também ao deputado Zé Neto pelo apoio. A PM está dando uma resposta à sociedade. A nossa expectativa é que possamos reduzir cada vez mais o número de homicídios em Feira”, disse.

O deputado Zé Neto destacou que, pela primeira vez na Bahia, o trabalho está sendo feito de forma estrutural, com a ampliação do número de veículos, de equipamentos e de policiais. Além de uma política de rondas permanentes, com o Ronda nos Bairros, Bases Comunitárias e um melhor tratamento para os Policiais Civis e Militares do ponto de vista funcional, dentre outras ações, que visam melhorar as condições gerais na Segurança Pública, fatores responsáveis pela diminuição do índice de homicídios.

“Os resultados tendem a aparecer, e é o que nós apostamos. Em Feira, as direções da Polícia Civil, com o doutor Ricardo, e da Polícia Militar, com o coronel Adelmário, cada dia se integram mais e vemos os policiais com mais motivação para os enfrentamentos. Espero que essa redução se repita, e, desde já, agradeço a cada policial, cada comandante, cada quadro das duas polícias pelo empenho e a determinação para melhorar as condições da sociedade”, destaca Zé Neto.

Vale ressaltar que no bairro George Américo, local onde foi instalada a primeira Base Comunitária de Segurança da cidade, ainda não foi registrado nenhum homicídio este ano.

 

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323