Estado e prefeitura anunciam acordo sobre administrao do metr de SSA

O governador informou que a Linha 1 do metrô será finalizada, e logo depois será traçada a Linha 2

A tarifa de integração entre o metrô e o sistema de ônibus de Salvador será de R$ 1,10. Este era o principal ponto de discussão entre a prefeitura e o governo estadual para viabilizar o início da operação do sistema metroviário na capital baiana. O acordo foi anunciado na manhã desta sexta-feira (5), em reunião entre o governador Jaques Wagner e o prefeito ACM Neto, na Governadoria.

Durante o encontro, também ficou estabelecido que a administração da Estação Pirajá, uma das pontas do metrô, ficará sob a responsabilidade do governo estadual, enquanto a Estação da Lapa, o outro fim de linha, será administrada pela prefeitura.

“Chegamos a um denominador comum sobre as questões que estavam pendentes, como a tarifa de integração, as estações da Lapa e Pirajá e outros assuntos menores. Toda a cobrança, administração e caixa, no que diz respeito aos ônibus, ficará sob a administração da prefeitura, o metrô é do governo estadual e o que for a tarifa de integração será auditada a quatro mãos”, afirmou o governador.

Wagner disse que ainda não estão estabelecidos os prazos. “Na segunda-feira, a gente vai colocar isso no papel, em forma de acordo. Há trâmites ainda na Assembleia Legislativa e na Câmara de Vereadores, todos eles de rápida definição. Mas a partir de segunda-feira o comando já passa para o Estado e começa a ser operacionalizado”.

O governador informou também que a Linha 1 do metrô será finalizada, e logo depois será traçada a Linha 2, a partir do Iguatemi, de onde ela começa a crescer, até Lauro de Freitas. “Mas o importante é comemorar, porque a gente bateu o martelo”.

ACM Neto destacou que em 12 anos a prefeitura não foi capaz de concluir e colocar para funcionar os seis quilômetros do metrô. “Agora, houve o entendimento que vai viabilizar a complementação da Linha 1, o funcionamento do sistema e a construção da Linha 2. Caberá ao governo estadual, que terá todo o suporte da prefeitura, a liderança desse processo de viabilização do metrô”.

Trens do subúrbio

De acordo com o prefeito, a negociação transfere também a administração dos trens do subúrbio. “A prefeitura está passando a CTS, empresa que hoje tem a propriedade dos trens do subúrbio e do metrô, para o governo estadual. Com isso, todo o transporte público sobre trilhos será administrado pelo Estado. Será necessária uma integração, que significará um trabalho conjunto da prefeitura com o governo. Teremos que fazer dois sistemas que se comuniquem e se complementem, dando mais qualidade de transporte público a Salvador”.

Detalhes do acordo:

O governo estadual ficará responsável por:
• Finalização da Linha 1
• Construção da Linha 2
• Administração do sistema metroviário
• Estação Pirajá
• Trens do subúrbio

A prefeitura:
• Administração da Estação da Lapa
• Administração do sistema de ônibus

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323