Mdicos supervisores do Provab so acolhidos em encontro

Um encontro realizado nesta sexta-feira (5) marcou o acolhimento dos médicos que atuarão como supervisores no Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica (Provab). O evento aconteceu no Anfiteatro Alfredo de Britto, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, no Terreiro de Jesus. Serão 75 profissionais que darão suporte pedagógico e também avaliarão o trabalhador bolsista do programa.

Os médicos supervisores terão seus trabalhos coordenados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). O diretor da Atenção Básica da Sesab, Ricardo Heinzelmann, explica que além da supervisão pedagógica, os supervisores atuarão na mediação e diálogo com os gestores municipais e na discussão de casos clínicos. "É um grande ganho para médicos que já estão atuando nas unidades de saúde da família", afirmou Ricardo.

"Com o Provab ganhamos mais uma possibilidade de expandir a Atenção Básica, já que atraímos profissionais para atuarem na Estratégia de Saúde da Família", disse o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla. O Secretário destacou ainda o Provab como um incentivo para a interiorização dos serviços de Saúde.

Ela ainda falou da parceria com escolas de medicina do estado. "É um momento histórico que uni diversas escolas de formação médica", afirmou Jorge Solla se referindo a parceria da Sesab com as universidades Federal da Bahia, Estadual de Feira de Santana, Faculdade de Tecnologia e Ciência e Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública. "A Ufba estará junto o tempo inteiro nessa parceria para qualificar os serviços de saúde no estado", disse Lorene Pinto, diretora da Faculdade de Medicina da UFBA.

A médica Patrícia Dantas diz que escolheu ser supervisora do Provab para ajudar a melhorar a estrutura dos serviços de saúde. "Tenho experiência de dez anos na Atenção Básica e tive a vontade de poder auxiliar os colegas a exercer a saúde da família como uma carreira", disse a médica.

Na Bahia, 572 médicos já estão atuando na Atenção Básica, através do Provab, em 193 municípios. O principal objetivo é melhorar as ações na área de saúde da família. Por meio desse atendimento, os pacientes podem realizar exames de prevenção, desafogando os hospitais. Esses profissionais atenderão a cerca de 2,2 milhões de baianos.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323