Governo da Bahia vai investir R$ 1,5 milho em programa de incentivo s Filarmnicas do Estado

Serão beneficiadas 183 filarmônicas em 27 territórios de identidade

O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Zé Neto (PT), participou na tarde desta segunda-feira (08) da assinatura do acordo de continuidade do programa de apoio às Filarmônicas. O documento foi assinado na governadoria da Bahia e autoriza o repasse de R$ 1,5 milhão para a manutenção do programa.

“Revitalizar as filarmônicas é como alimentar a alma da cidade e, também, olhar para o futuro. Em um momento de tanta cibernética, de tanta tecnologia, de tanta informação nas redes, é preciso que a gente não perca de vista essa outra rede humana, musical, que elenca os nossos jovens com outras gerações e cria um comportamento cidadão nos municípios da Bahia” afirmou Zé Neto.

Esta será a segunda etapa do programa que começou a ser implantado em 2009. Para este período foram identificas 183 filarmônicas, em 27 território de identidade, em 170 municípios baianos. O acordo foi firmado em cooperação com a Caixa Econômica Federal.

Segundo o secretário estadual da Cultura, Albino Rubim, a segunda fase será mais informativa. O governo pretende criar um site compilando as notícias sobre as filarmônicas e realizar encontro entre os diversos grupos existente na Bahia.

“Consideramos as filarmônicas importantes, sobretudo, porque estão presentes em 170 municípios baianos, atendem a mais de oito mil estudantes e, ao menos, 30 delas são centenárias, algumas com quase 150 anos de existência” disse o secretário.

Para o governador Jaques Wagner é preciso aproximar mais os grupos filarmônicos existentes na Bahia, através de competições e apresentações conjuntas. “Elas são uma tradição, elas agregam as pessoas da comunidade e são uma fonte de esperança para muita gente. A Bahia é um grande celeiro de diversidades, então, esses estímulos são importantes” garantiu o governador.

O deputado Zé Neto enfatizou o trabalho conjunto entre os diversos órgãos dos governos estadual e federal em prol do desenvolvimento das filarmônicas. “Parabéns à Caixa Econômica Federal, parabéns ao governador Jaques Wagner, parabéns ao secretário da Cultura, Albino Rubim, por esse entendimento. É uma alegria ver que nossas filarmônicas, mais uma vez, estão no foco das políticas públicas culturais do estado” finalizou o parlamentar.

Participaram do evento o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, a diretora da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Nehle Franke, além de representantes de filarmônicas e órgãos públicos da Bahia.

Veja mais fotos do evento.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323