Multinacional alemã da construção civil inicia implantação em Camaçari

A implantação de uma fábrica da multinacional alemã de sistemas de construção a seco (drywall) em Camaçari foi confirmada no início da tarde desta terça-feira (9) durante encontro entre o governador Jaques Wagner e executivos da Knauf do Brasil, na sede da Governadoria, no Centro Administrativo, em Salvador.

A previsão é que a nova unidade comece a operar no primeiro semestre de 2014. Com as obras iniciadas em um terreno de 157 mil metros quadrados, a planta será a segunda da empresa no país e conta com investimentos de R$ 160 milhões, gerando 150 empregos diretos e indiretos.

A nova fábrica vai produzir placas de gesso ‘acartonado’ e aumentará em 80% a capacidade produtiva da companhia no Brasil. Além do parque industrial no município de Queimados (RJ), a empresa já possui licença para a mineração da ‘gpsita’ (matéria-prima do gesso) em uma mina de Camamu, município baiano localizado na Costa do Dendê, no interior do estado.

Vantagens logísticas

De acordo com o diretor-geral da Knauf do Brasil, Günter Leitner, a escolha da Bahia se deve às vantagens logísticas e competitivas oferecidas pelo estado para um mercado em expansão. “A partir desta fábrica queremos abastecer os mercados do Nordeste, Norte e Centro-Oeste e, a depender da demanda, seremos competitivos também no Sudeste”.

Muito utilizado na Europa e nos Estados Unidos, o ‘drywall’ substitui as edificações em alvenaria por meio de um sistema de construção de paredes feitas com estrutura de aço galvanizado, que é preenchido com material de isolamento acústico e térmico revestido por placas de gesso especial. A tecnologia permite executar construções com menor custo e ganhos de até 30% em produtividade.

Outra empresa do segmento, a ‘Placo’ vai instalar uma fábrica em Feira de Santana, que deve começar a produzir ainda no segundo semestre deste ano. “A implantação da fábrica da Knauf estrutura ainda mais a cadeia produtiva de materiais para construção civil e fortalece substancialmente o nosso parque industrial”, afirmou Luiz Gonzaga de Souza, chefe de gabinete da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia (SICM).

Há 15 anos no Brasil, a Knauf planeja aproveitar a instalação da nova fábrica na Bahia para ampliar sua rede de distribuidores e instaladores credenciados para a montagem de sistemas de construção a seco. “Vamos preparar essa mão-de-obra para que nossa população possa ter mais oportunidades”, disse o prefeito de Camaçari, Ademar Delgado.

 

 

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323