Z Neto fala de preveno durante comemoraes pelo Dia Mundial da Sade na AL-Ba

O deputado sugeriu ao presidente da Comissão de Saúde uma audiência pública para tratar dos acidentes de moto, responsáveis por mais de 45% dos atendimentos nos hospitais públicos

Sob o tema “Saúde na Década da Prevenção”, a Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia realizou, durante toda esta quarta-feira (10), ato em celebração ao Dia Mundial da Saúde, comemorado no último domingo (dia 7). O evento aconteceu no auditório do Edifício Senador Jutahy Magalhães, novo Anexo da AL-Ba.

O presidente da Comissão, deputado José de Arimatéia (PRB), colocou em pauta a necessidade de prevenção de doenças, responsável por 72% das mortes no Brasil. “Estamos na década da prevenção, e nós autoridades precisamos adotar estratégias de enfrentamento das  doenças crônicas no Brasil junto ás comunidades”, ressaltou Arimatéia.

Uma das atividades do dia teve como foco a divulgação e valorização do profissional de Optimetria, responsável pela prevenção da saúde ocular e considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a primeira barreira contra a cegueira. Este profissional também é encarregado pela promoção e educação da comunidade, preparando para a prevenção de doenças crônicas como a catarata.

 “Queremos tornar as pessoas mais produtivas porque é alto o índice de alunos repetentes e de crianças fora das escolas por simplesmente não enxergarem. Muitos adultos, inclusive estão nessa etapa da vida se alfabetizando porque descobriram agora o seu problema de vista” explicou Juarez Gonçalves Filho, optometrista e presidente do Sindicato das Empresas do Segmento Óptico do Estado da Bahia (Sindióptica).

“Nesses últimos quatro anos, pudemos contar com um projeto maravilhoso em nosso Estado, o Saúde em Movimento, que só de cirurgia de catarata realizou quase 100 mil pela Bahia”, lembrou o líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Zé Neto (PT). De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, a estratégia realizou, de outubro de 2009 a dezembro de 2012, cerca de 1,5 milhão de procedimentos oftalmológicos, com mais de 300 mil baianos atendidos, em 53 etapas, com 314.683 consultas oftalmológicas e 99.865 cirurgias de catarata realizadas nas nove macrorregiões do Estado.

De acordo com o deputado Zé Neto, o Saúde em Movimento começou a partir das observações feitas durante a implementação do Programa Todos Pela Educação.

“Essa caminhada começou no TOPA, onde ficou  mais evidente a situação de que tinha muita gente que não podia aprender a ler e a escrever porque não tinham conforto visual e por isso não podia se concentrar. Vi de perto mulheres e homens que não podiam mais trabalhar por que também não podiam enxergar. E mudar isso é muito gratificante na vida pública, porque quando a gente dá vida, a gente ganha vida”, disse Zé Neto, segundo o qual a prevenção deve ser a bola da vez na saúde.   

Zé Neto sugeriu ao presidente da Comissão de Saúde uma audiência pública para tratar dos acidentes de moto, responsáveis por mais de 45% dos atendimentos nos hospitais públicos.

O evento contou também com o trabalho de 25 optometristas. Estes profissional especialistas fizeram, até o final da tarde, exame de vista na população que compareceu à AL-Ba.

Optometrista

No Brasil, a profissão necessita de legislação própria para que seja integrada ao programa de atenção básica do SUS. Em outros países, como Peru, Colômbia e até EUA (Ohio e Minnesota) o profissional já pode prescrever fármacos desde 1980 e fazer cirurgia refrativa de correção desde 1998. O profissional deve ser reconhecido como peça fundamental para os programas de saúde da família, tendo como principal objetivo a prevenção, visto que os problemas de refração são a terceira causa de morbilidade por consulta externa em toda a população. Esse profissional é um agente de saúde coletiva no nível de saúde de atenção básica.

Durante a sessão, Zé Neto recebeu uma monografia de um estudante de Direito que trata da Legalidade da Optimetria.

Presentes

Estiveram presentes o optometrista e presidente da Sociedade Baiana de Óptica e Optometria, Jasiel Araújo Filho; o diretor da Atenção Básica da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), Ricardo Heinzelmann; o especialista em Medicina Preventiva e médico oftalmologista, Pedro Silveira Filho; o presidente do Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria, Ricardo Turbiani Bretãs; além do especialista em Cuidado Ocular Primário pela Fundação Universitária Del Area Andina (Colômbia), Helman Alfred Cruz.

Clique aqui e confira outras fotos.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323