Ao lado do governador, Z Neto participa da entrega da ampliao da nova fbrica Latcinios Davaca, em Ibirapu

A agroindústria realizou investimento de R$ 40 milhões para dobrar sua capacidade total de produção; Após 20 anos na Bahia, diretoria afirma que há duas etapas “uma antes do governo Wagner e outra depois”

Na manhã deste sábado (13), o deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT), participou da inauguração da nova fábrica Latícinios Davaca em Ibirapuã, extremo sul da Bahia. Atualmente, a empresa possui 300 colaboradores diretos na fábrica e gera cerca de sete mil empregos indiretos no campo.  Com a ampliação da unidade mais 250 empregos diretos foram criados no município de Ibirapuã.

Segundo o diretor-presidente da Laticínios Davaca, Lutz Lima Viana Rodrigues “há vinte anos, quando a empresa começou, processava três mil litros de leite por dia. Hoje processa diariamente mais de 300 mil litros de leite”. Lutz declarou que esse evento marca uma transição crucial da história da empresa. Ele diz que entre os principais valores focados pela empresa, ao longo dos anos, estão o respeito à população e ao meio ambiente. “Fizemos uma estação de tratamento de efluentes com capacidade que atenderia, em termos comparativos, a uma cidade de 45 mil habitantes”, explica.

Durante o discurso na inauguração da fábrica Laticínios Davaca, o governador Jaques Wagner destacou a atuação do deputado Zé Neto na luta pela modernização da cadeia do leite na Bahia, e afirmou que além de gerar emprego, a fábrica inaugurada contribui com a renda dos pequenos produtores, já que a maior parte dos fornecedores é da agricultura familiar do município de Ibirapuã e região.

“Aqui estamos praticamente no farol de empregabilidade de toda região. Isso porque a fábrica emprega diretamente e ainda dá apoio aos fornecedores de leite. A estratégia da empresa estimula a produção local e desenvolve a economia do município. Melhora a renda dos fornecedores e causa um impacto na economia. Para nós é uma alegria ver a cadeia produtiva do leite na Bahia crescendo cada vez mais”, enfatizou o governador Jaques Wagner.

“Assim como eu, os trabalhadores envolvidos na cadeia produtiva do leite, o município de Ibirapuã onde a fábrica está instalada, bem como as cidades onde os produtos chegam, devem comemorar a ampliação”, aponta o deputado Zé Neto (PT), que trabalha constantemente, juntamente com os órgãos estaduais e federais e em diálogo com os sindicatos, associações e pequenos produtores, pelo desenvolvimento do setor.

Ao recordar os primeiros anos da Laticínios Davaca, a diretora da agroindústria, Nívea Chácara, foi tomada pela emoção. “Parece mágica, mas é puro talento e trabalho”, disse. Na oportunidade agradeceu aos produtores rurais pela confiança depositada, aos representantes que constroem a ponte entre o rural e o urbano, aos clientes que fazem com que o produto chegue a uma grande diversidade de casas em todo País, ao governador Jacques Wagner pelos 20 anos da indústria, afirmando que a Bahia tem duas etapas “uma antes do seu governo e outra depois”, declarou.

Ampliação

A agroindústria realizou um investimento de R$ 40 milhões para dobrar a capacidade total de produção e expandir sua linha. A fábrica, que já era a maior planta de queijos do Nordeste, se posiciona entre as quatro maiores e mais modernas do Brasil nesse segmento.

Para 2013, novos produtos já estão licenciados para lançamento. Entre eles, o creme de ricota, creme de queijo minas frescal, manteiga premium de primeira qualidade com sal, queijo parmesão, queijo de coalho, achocolatado em pó e leite em pó.

Presentes

A inauguração contou com a presença do governador Jaques Wagner, do senador Walter Pinheiro (PT), do deputado e presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo (PDT), os deputados estaduais Zé Neto (PT), Joseildo Ramos (PT), Ronaldo Carletto (PP) e Temóteo Brito (PSD), dos secretários estaduais Rui Costa (Casa Civil), Eduardo Salles (Agricultura) e Wilson Brito (Desenvolvimento e Integração Regional), o deputado federal Josias Gomes, a ex-deputada estadual e atual superintendente do Ministério da Agricultura na Bahia, Virgínia Hagge, prefeitos da região, além de produtores rurais, funcionários da fábrica, amigos e a familiares de Lutz Viana.

Clique aqui e confira mais fotos

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323