O deputado estadual Zé Neto, membro da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembléia Legislativa da Bahia, promoveu mais um debate sobre a Gestão Ambiental Compartilhada (GAC). Desta vez, o encontro aconteceu no último sábado, 13 de setembro, em Lençóis, envolvendo seis municípios da região da Chapada Diamantina.
A Gestão Ambiental Compartilhada é um programa que visa a descentralização da gestão pública, fortalecendo os órgãos municipais de meio ambiente no exercício de sua competência para a gestão ambiental. O objetivo maior é o apoio aos municípios por meio da estruturação do Sistema Estadual de Administração dos Recursos Ambientais – SEARA, com enfoque no processo de organização, tendo em vista que a competência é uma responsabilidade compartilhada entre os órgãos da União, Estados e Municípios.
Para Zé Neto, a Chapada Diamantina é uma região promissora, com potencial turístico e ambiental, mas que requer discussões que envolvam a sociedade e o poderes federal, estadual e municipal, visando garantir um desenvolvimento equilibrado. “Estamos ampliando esse debate para todo o estado com o objetivo de conscientizar a população de que esta é uma demanda crescente e que os órgãos ambientais devem estar mais comprometidos”, pontua o parlamentar. O deputado promoveu este evento, em Porto Seguro, no mês de agosto deste ano e prometeu estender o debate para as demais regiões da Bahia.
Estiveram presentes o secretário de Meio Ambiente do Estado, Juliano Matos, o superintendente de Políticas para a Sustentabilidade , Eduardo Mattedi; do consultor de Meio Ambiente da SEMA, Eugênio Splenger; da coordenadora do programa de Gestão Ambiental Compartilhada da SEMA, Adriana Diniz; da diretora de Estudos Avançados de Meio Ambiente do Instituto de Meio Ambiente do Estado (IMA), Andréia Bragagnolo.